Campeonato Nacional de Slalom 2023 em Vizela

O Rio Vizela, Ponte Romana, recebe este fim-de-semana o Campeonato Nacional de Slalom 2023

Campeonato Nacional de Slalom Vizela
Campeonato Nacional de Slalom 2023 em Vizela - ®DR

No próximo fim de semana, Vizela será a capital do Slalom e da Canoagem Nacional.
Campeonato Nacional de Slalom 2023 acontece nos dias 4 e 5 de março, no Rio Vizela, Ponte Romana.

Todas as provas deste campeonato, terão transmissão no canal do Youtube – FPCanoagemTV.

Esta é uma prova que irá contar com cerca de 80 atletas e 26 regatas.

Em Vizela, o Campeonato Nacional de Slalom inicia-se pelas 14h00 no sábado, dia 4 de março e as provas decorrem até às 18h00.
No domingo, dia 5 de março, as provas começam pelas 09h00 e as finais começam pelas 13h30.

Sobre:

O slalom, é a especialidade olímpica da canoagem de águas bravas. As embarcações utilizadas são mais curtas e achatadas de forma a serem mais estáveis e mais manobráveis. Como acontece nas regatas em linha, são também utilizados dois tipos de embarcações, canoa e kayak,  na canoa de águas bravas os canoístas vão apoiados em ambos os joelhos e pagaiam de ambos lados.

O objectivo duma prova de slalom é realizar um percurso de águas bravas no menor tempo possível, percurso esse balizado por portas, num máximo de 25 e mínimo de 18, e das quais 6 devem ser contra a corrente. Estas portas, dependendo da cor, têm que ser passadas a favor ou contra a corrente. As portas verdes devem de ser passadas a favor e as vermelhas contra. Os canoistas não podem tocar nas portas, sendo penalizados no tempo final de prova se o fizerem. Do mesmo modo que um toque em qualquer uma das portas é sancionado com uma penalização no tempo final, um canoísta que falhe por completo a passagem numa porta é igualmente penalizado. Assim, qualquer toque numa porta corresponde a uma penalização de 2 segundos, e a falha na transposição de qualquer porta corresponde a uma penalização de 50 segundos. O campo de regata deve ter no mínimo 200 metros e no máximo 400.

As pistas de slalom mais recentes são artificiais, o que permite mudar a configuração da pista em muito pouco tempo. Contudo, em Portugal ainda não dispomos de nenhum infrastutura do género, sendo que as nossas atividades desta disciplina são praticadas em rio naturais e na sua maioria com rápidos de nível II e III criados naturalmente com rochas.

Todos os atletas são obrigados a usar colete e capacete e a única embarcação de equipa existente é a C2 (ou seja, canoa de 2 lugares).

Nesta especialidade Portugal já esteve representado nos jogos olímpicos de Atlanta (96), de Sidney (2000) e tenta agora também estar representado no Rio de Janeiro.

aNOTÍCIA.pt