Combate ao narcotráfico em operação conjunta da Autoridade Marítima, Marinha e Força Aérea

Autoridade Marítima Nacional, Marinha Portuguesa e Força Aérea em operação de combate ao narcotráfico a Sul de Portugal

marinha força aérea
Combate ao narcotráfico em operação conjunta da Autoridade Marítima, Marinha e Força Aérea- ®DR

A Autoridade Marítima Nacional, a Marinha Portuguesa e a Força Aérea,  desenvolveram esta noite uma operação conjunta de combate ao narcotráfico, em águas internacionais a Sul de Portugal, que resultou na identificação de quatro homens, de nacionalidade espanhola, com idades compreendidas entre os 33 e os 55 anos e na apreensão de duas embarcações de alta velocidade, suspeitas de atividade de narcotráfico.

Na sequência de uma missão conjunta entre a Autoridade Marítima Nacional, a Marinha e Força Aérea, na qual foram monitorizados movimentos suspeitos das embarcações, foram concretizadas duas operações de abordagem em águas internacionais, visando as referidas embarcações, a cerca de 80 milhas náuticas, o equivalente a cerca de 148 quilómetros, a Sul do território continental.

Uma das abordagens foi efetuada pelos meios da Marinha, operados por Fuzileiros e a outra foi realizada pela Autoridade Marítima Nacional, através de elementos da Polícia Marítima.

As embarcações foram conduzidas para o porto de Faro, a fim de se efetuarem as diligências de investigação, tendo os 4 indivíduos, sido conduzidos para o mesmo porto, para identificação.

Sobre Marinha Portuguesa:

A Marinha Portuguesa, também conhecida, de modo não oficial, como Armada Portuguesa, é o ramo das Forças Armadas Portuguesas que tem por missão cooperar, de forma integrada, na defesa militar de Portugal, através da realização de operações navais. A Marinha desempenha também missões no âmbito dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, bem como missões de interesse público.

Sobre a Missão da Força Aérea

A Força Aérea Portuguesa é parte integrante do sistema de forças nacional e tem por missão cooperar, de forma integrada, na defesa militar da República, através da realização de operações aéreas, e na defesa aérea do espaço nacional. Compete-lhe, ainda, satisfazer missões no âmbito dos compromissos internacionais assumidos pelo Estado e missões de interesse público para satisfação de necessidades das populações.

Foi criada a 1 de julho de 1952, constituindo-se como ramo independente, em paralelo com a Marinha e Exército, integrando as aviações incorporadas naqueles ramos.

aNOTÍCIA.pt