Festival dos “Novos Sabores da Lampreia” em São Pedro da Torre, Valença

O Festival Gastronómico "Novos Sabores da Lampreia", decorre este fim de semana, na freguesia de São Pedro da Torre, no concelho de Valença

festival sabores lampreia
Festival dos "Novos Sabores da Lampreia" em São Pedro da Torre, Valença - ®DR

O Festival Gastronómico “Novos Sabores da Lampreia”, decorre este fim de semana, na comunidade de pescadores em São Pedro da Torre, no concelho de Valença, e prolonga-se até domingo, 5 de março.

Pescada nas águas do rio Minho, ao longo dos tempos, ganhou fama, tradição e tantas formas de a confeccionar e saborear. Este festival é um repositório desses saberes seculares de muitas gerações de pescadores e cozinheiros de São Pedro da Torre que aqui apresentam estas verdadeiras iguarias.

Estes são três dias em que Valença em que se celebram os sabores da lampreia, apresenta uma proposta gastronómica irresistível, tendo por base as múltiplas formas de se degustar pratos irresistivel sabor, confecionados com a lampreia do rio Minho, onde se aliam a tradição e a inovação.

Arroz de lampreia, lampreia à bordalesa, lampreia recheada, lampreia assada no forno, lampreia seca, tosta com escabeche de lampreia, empanada de lampreia, chamuça de lampreia estufada e ravioli de lampreia são as variedades que serão possíveis apreciar, neste festival “Novos Sabores da Lampreia”.

O festival gastronómico vai decorrer entre duas tendas, uma para a restauração, com capacidade para aproximadamente 400 pessoas, e outra onde será possível encontrar os vinhos, o artesanato e a gastronomia valenciana.

Aqui Portugal em São Pedro da Torre

A tarde de domingo, 5 de março, será enriquecida com a transmissão em direto do programa Aqui Portugal, da RTP1, entre as 15h e as 20H. A oportunidade para Portugal e o mundo, através da RTP Internacional, acompanhar São Pedro da Torre e Valença, a partir do recinto do Festival Gastronómico. Os usos, os costumes, as tradições, a gastronomia, a oferta turística e cultural e um amplo cartaz de artistas nacionais proporcionarão certamente uma tarde muito divertida a partir de São Pedro da Torre para o mundo.

O festival é uma iniciativa da Associação Sabores do rio Minho e da Comissão de Festas de São Pedro da Torre em parceria com a Câmara Municipal de Valença e a Junta de Freguesia de São Pedro da Torre, e será financiado pelo programa PROMAR 2020.

aNOTÍCIA.pt