Para celebrar o reconhecimento do guia Michelin, com a atribuição da estrela ao Le Monument – a primeira do grupo Maison Albar em Portugal – o chef Julien Montbabut, apresenta o Monumental Dinner, um evento comemorativo com chefs que admira, conjugando as suas memórias e descobertas por Portugal com a sua matriz francesa. O evento junta dois chefs franceses – chef Nicolas Fontaine e Benoît Sinthon, com duas estrelas Michelin, e um português- chef Pedro Pena Bastos, com uma, numa noite de “estrelas” que promete um menu muito especial, restaurante gastronómico Le Monument.
O evento com forte ênfase na matriz francesa é uma homenagem aos produtos e sabores portugueses, no primeiro evento gastronómico do Le Monument, no Porto.
É já no dia 23 de março, que o chef Julien Montbabut traz a Portugal pela primeira vez Nicolas Fontaine, chef executivo do Le Duende (**), do hotel Maison Albar L’Imperator, em Nîmes, para partilhar a cozinha com Benoît Sinthon, chef do Il Gallo d’Oro (** e *verde), na Madeira, radicado em Portugal desde 2004, e Pedro Pena Bastos, do Cura (*), para desenvolverem um menu ímpar e memorável.
A noite garante partilha de experiências, técnicas e memórias com forte inspiração francesa, ao mesmo tempo que se destaca e valoriza os produtos e sabores portugueses, aos quais Benoît Sinthon e o chef anfitrião se têm dedicado. Pedro Pena Bastos será o representante português neste grupo de excelência, que traz consigo a essência portuguesa e um percurso de renome no panorama gastronómico nacional.
“Estamos muito felizes com a atribuição da estrela Michelin, que marca a nossa estreia neste reconhecido guia. Sendo a primeira estrela do grupo em Portugal – e a minha neste país -, é sem dúvida um incentivo para continuar o nosso trabalho, e celebrar o que temos feito em Portugal, trazendo, pela primeira vez, um chef francês que tanto admiro para este evento.”, partilha o chef do Le Monument, Julien Montbabut. “O chef Benoît, também meu conterrâneo, é outro colega de profissão que admiro pelo enorme trabalho na valorização do produto local, que desenvolve há vários anos em Portugal. Mas os meus últimos anos no país têm sido de descoberta, com muitas visitas pelo território para conhecer os melhores sabores nacionais e o melhor que aqui se produz, pelo que fazia todo o sentido reforçar esta ligação e convidar um chef nacional como o Pedro, que admiro igualmente, e que tem posicionado a gastronomia portuguesa num grande nível.”, acrescenta o chef Julien Montbabut.
O exclusivo menu de degustação contará com 12 momentos, iniciando-se às 19:00 com welcome-drink e amouse bouche, seguidos da apresentação dos chefs convidados, na biblioteca do hotel Le Monumental Palace, e prosseguindo depois no restaurante gastronómico Le Monument.
O Monumental Dinner conta com a harmonização vínica, que está a cargo do sommelier Diogo Sanches Pereira e do parceiro vínico Niepoort, contando com referências de excelência para acompanhar este menu único.