História da BD Portuguesa patente no Museu Bordalo Pinheiro

Museu Bordalo Pinheiro inaugura duas exposições dedicadas à História da BD Portuguesa, de Bordalo até ao séc. XXI

História da BD Museu Bordalo Pinheiro
História da BD Portuguesa patente no Museu Bordalo Pinheiro - ®DR

O Museu Bordalo Pinheiro/EGEAC inaugura este sábado, dia 18 de março, pelas 15h00, duas novas exposições dedicadas à História da BD em Portugal: Fora do Quadrado. Bordalo e as origens da BD em Portugale BD Portuguesa. Um olhar sobre as coleções do Museu da Banda Desenhada de Beja

A exposição Fora do Quadrado. Bordalo e as origens da BD em Portugal, com curadoria de Sónia Brochado, pretende destacar Rafael Bordalo Pinheiro enquanto figura tutelar para o desenvolvimento da banda desenhada em Portugal. Através de um percurso que abrange toda a sua carreira artística, apresenta-se, nesta exposição, uma variedade de jogos e soluções gráficas, e múltiplas relações entre texto e imagem, que ainda hoje surpreendem pelo seu grau de experimentação e liberdade criativa. 

Já a exposição BD Portuguesa. Um olhar sobre as coleções do Museu da Banda Desenhada de Beja, organizada em parceria com a Câmara Municipal de Beja, com curadoria de Paulo Monteiro, traz até Lisboa uma pequena parte do acervo do futuro Museu da Banda Desenhada de Beja. Em exibição estarão trabalhos de 14 autores de banda desenhada portugueses, representativos da riqueza e diversidade da nossa BD, desde inícios do século XX até à primeira década do século XXI: António Gomes de Almeida, Artur Correia, Augusto Trigo, Baptista Mendes, Carlos Botelho, Eduardo Teixeira Coelho, Fernando Bento, Fernando Relvas, Filipe Abranches, Jayme Cortês, Jorge Magalhães, José Ruy, Miguel Rocha e Vítor Péon.

As exposições da história da BD serão inauguradas no decorrer da Feira do Livro de BD do Museu Bordalo Pinheiro, que acontece nos dias 18 e 19 de março, entre as 11h00 e as 18h00. Realizada em parceria com as livrarias Cult., Legendary Books e Tinta nos Nervos, esta feira apresenta uma programação variada e para todas as idades, com oficinas, conversas e a abertura de outras duas exposições-relâmpago.

aNOTÍCIA.pt