Benfica venceu o Guimarães na Luz por 5-1

Na Luz, o Benfica venceu este sábado o V. Guimarães, por 5-1, em jogo a contar para a 25ª jornada do campeonato.

luz benfica guimarães
Benfica venceu o Guimarães na Luz por 5-1 - ©Joaquim Machado

Na Luz, o Benfica derrotou o Guimarães por 5-1, num jogo quase se sentido único. Foi só já nos últimos minutos que os visitantes conseguiram inaugurar o marcador a seu favor. O golo foi apontado por André Silva. Para o Benfica marcaram Gonçalo Ramos (13′), João Mário (28′ pénalti e 36′), Dani Silva (69′ autogolo) e António Silva (89′).

Começa o jogo na Luz, com a equipa do Guimarães, a apostar numa defesa com linhas muito juntas, enquanto os jogadores do Benfica vão trocando a bola, tentando instalar-se no último terço do terreno.

Aos 13’, Gonçalo Ramos inaugura o marcador na Luz! Pela esquerda, Neres levantou a cabeça e centrou, Rafa desviou de cabeça para o segundo poste, onde apareceu Gonçalo Ramos, que também de cabeça, atirou para o fundo das redes. O guarda-redes vimaranense ainda tocou com a ponta dos dedos na bola, mas sem a conseguir travar. Foi a loucura nas bancadas da Luz.

Logo a seguir, foi a vez de Rafa tentar a sua sorte. Passou a defesa do Vitória de Guimarães, tentou um chapéu à baliza, mas a bola saiu ao lado.

Aos 25′, mais uma oportunidade para o Benfica. Bola longa para a corrida de Rafa, mas Celton Biai corta de cabeça. Logo a seguir, Gonçalo Ramos tenta marcar de mais de 30 m, mas a bola saiu ao lado.

Pouco depois, André Amaro, faz falta sobre Rafa que cai dentro da área. O árbitro assinala penálti e mostra amarelo ao central do Vitória SC. Na conversão, João Mário não perdoa, ainda que Celton Biai tenha estado perto de defender.

O Benfica não tirava o pé do acelerador e aos 36’ uma perda de bola no ataque dos vimaranenses, Neres ganhou um duelo individual, soltou para Ramos, que cruzou para João Mário, que picou a bola por cima do ombro de Celton Biai, bisando na partida e fazendo o terceiro golo do Benfica.

Ao intervalo o Benfica vencia o Vitória de Guimarães, por 3-0, numa primeira parte em que os vimaranenses tiveram grandes dificuldades, sem conseguir  avançar no terreno.

No primeiro lance do segundo tempo, surgiu a primeira oportunidade de golo para a equipa visitante. Bola na profundidade para André Silva e o avançado remata de primeira para uma defesa apertada de Vlachodimos. As águias responderam pouco depois, com Grimaldo a bater um livre na direita e a bola, depois de desviada, a passar muito perto da baliza de Celtin Biai.

Aos 65′ Gonçalo Ramos tenta uma jogada individual, mas acerta mal na bola quando tentava o cruzamento na área junto à linha de fundo. Quatro minutos depois, Rafa começa a jogada, progride no terreno e, em profundidade, deixa para João Mario. O internacional português tenta cruzar mas Dani Silva, num lance infeliz, acaba por introduzir a bola na própria baliza.

O Vitória SC inspirou-se no adversário e numa bela jogada de entendimento, Safira cruza da esquerda para o meio e André Silva empurra para o fundo das redes, fazendo o primeiro golo dos vimaranenses.

Aos 89′ António Silva, fixou o 5-1 final no duelo finalmente o Benfica e o V. Guimarães, juntando-se também ele à lista de marcadores.

Na Luz, a vitória do Benfica sobre o Guimarães, reforça a liderança na I Liga. As águias  aumentaram a vantagem em relação ao seu mais direto adversário, ficando à espera do resultado do SC Braga-FC Porto, que acontece amanhã, domingo (18).

aNOTÍCIA.pt