“Um Brinde a Agustina” – Ciclo de conversas literárias, entre março e junho, na CCDR-Norte

As Conversas literárias, “Um Brinde a Agustina”, têm lugar nos jardins da CCDR-NORTE, no Porto

Um Brinde a Agustina
“Um Brinde a Agustina” – Ciclo de conversas literárias, entre março e junho, no Porto - ®DR

Entre março e junho, nos jardins da sua sede, no Campo Alegre, no Porto, a CCDR-NORTE promove um ciclo de 4 conversas literárias intitulado “Um Brinde a Agustina”, em homenagem à escritora e vizinha nortenha Agustina Bessa-Luís. Os encontros realizam-se às 17h30 de cada uma das datas, com entrada gratuita.

O primeiro encontro, intitulado “Uma Geografia Sentimental”, acontece a 28 de março e conta com a participação de Mónica Baldaque e de Bruno Vieira Amaral, com a moderação de Jorge Sobrado. Este encontro de estreia pretende colocar em perspetiva o papel da literatura na imagem que o leitor cria dos lugares, tendo como ponto de partida inevitável o Douro visto pelos olhos e pela escrita de Agustina.

A 20 de abril, tem lugar o encontro “Os Limites da Biografia e da Ficção”, com a participação de Mário Cláudio e de Joaquim Vieira, com a moderação de Helena Teixeira da Silva. Conforme o título sugere, este encontro propõe-se a responder a duas questões fundamentais: “Quanto de verdade há na ficção? Quanto de ficção há no relato de uma vida?”.

A 18 de maio, decorre o encontro “O Cânone, Oh, O Cânone”, com a participação de Lídia Jorge, de Miguel Tamen e de Isabel Pires de Lima, com a moderação de Patrícia Fernandes. Este encontro aborda a polémica temática do cânone. Necessário ou desnecessário, à medida que criamos uma biblioteca afetiva e sentimental?

Por último, a 15 de junho, tem lugar o encontro “Toda a gente sabe que o livro é melhor que o filme”, com a participação de Pedro Mexia, de Patrícia Muller e de Eduardo Brito, com a moderação de Sérgio Almeida. A frase é dita e redita vezes sem fim, mas será mesmo verdade? É a esta questão que este encontro pretende responder.

Programa completo e mais informações sobre o Ciclo de conversas literárias “Um Brinde a Agustina” podem ser consultadas aqui.

aNOTÍCIA.pt