Algarve recebe Miguel Oliveira aos comandos da Aprilia RS-GP

O Algarve recebe este fim de semana o piloto luso Miguel Oliveira, aos comandos da Aprilia RS-GP, no Grande Prémio Tissot de Portugal

Algarve Miguel Oliveira Aprilia
Algarve recebe Miguel Oliveira aos comandos da Aprilia RS-GP - ®DR/RBCP

Após cerca de 20 anos sem se iniciar em solo europeu, arranca oficialmente este fim de semana no Autódromo Internacional do Algarve, a primeiríssima ronda do Campeonato Mundial de MotoGP, que conta com a participação de Miguel Oliveira, aos comandos da sua Aprilia RS-GP.

É já este fim de semana que o Autódromo Internacional do Algarve volta a receber Miguel Oliveira, o único piloto português a alinhar no campeonato do mundo de MotoGP. Como já é tradição, mais uma vez serão os motociclistas lusos que amanhã irão escoltar Miguel Oliveira, e a sua Aprilia RS-GP, para aquela que será a primeira cerimónia oficial do GP Tissot de Portugal 2023, no Autódromo Internacional do Algarve.

O encontro será realizado desta feita junto ao Pavilhão do Arade – no Parchal no concelho de Lagoa – e será em caravana que Miguel Oliveira entrará em Portimão acompanhado pelos motociclistas, até junto de outros pilotos que alinham na primeira prova do campeonato do mundo no Autódromo Internacional do Algarve.

Será uma jornada em ‘casa’ para Miguel Oliveira, que chega à ‘montanha-russa’ – onde decorreram recentemente os últimos testes oficiais da categoria- rainha do Mundial de Motociclismo –, com o desejo de ser bem-sucedido e de se divertir.

“É sempre bom correr em casa e ser esta a primeira corrida do Campeonato torna tudo mais entusiasmante. Este é sem dúvida um GP especial para mim e vou tentar de novo pelo menos estar no pódio. Sabemos que não é fácil, mas vamos lutar como sempre e com o apoio extra do público português o moral estará ainda mais elevado”, comentou Miguel Oliveira.

Ressalve-se que o piloto da Charneca de Caparica já venceu em 2020, em Portimão, na categoria de MotoGP. Em 2021, o Autódromo Internacional do Algarve (AIA) recebeu por duas vezes o Grande Prémio, tendo Miguel Oliveira conseguido um 16º lugar e um DNF, respetivamente. Em 2022, o piloto português conseguiu o top5 na corrida, ficando a vontade de mais.

Com 15 anos de história, o AIA passou a integrar a lista de circuitos internacionais mais apreciados do calendário de MotoGP. O traçado algarvio conta com seis curvas para a esquerda e nove para a direita, estendendo-se por 4,59 Km de comprimento.

A estreia em Portugal, da primeira corrida do ano, está agendada para este fim de semana e está envolta em alguma expetativa, sobretudo numa temporada em que o piloto Miguel Oliveira abraça a nova estrutura RNF Aprilia MotoGP Team, aos comandos de uma Aprilia RS-GP,  em que vai estrear um novo formato de competição e de corridas: as sprint races.

aNOTÍCIA.pt