Incêndio em navio-tanque ao largo da Foz do Douro

Na tarde de hoje, junto à praia dos Ingleses, na Foz do Douro, deflagrou um incêndio no navio-tanque GRETA K, com bandeira de Malta

Incêndio navio-tanque
Incêndio em navio-tanque ao largo da Foz do Douro - ®DR

Na tarde de hoje, cerca das 15h30, o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa, da Marinha, recebeu um alerta, via plataforma 112 e através do MRCC Madrid, de um incêndio no navio-tanque GRETA K, com bandeira de Malta, que se encontrava a navegar a cerca de uma milha e meia de costa, cerca de três quilómetros, junto à praia dos Ingleses, na Foz do Douro, com 19 pessoas a bordo, todas de nacionalidade filipina.

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), que tinha a bordo um piloto de barra no apoio ao navio que se dirigia para Leixões, conseguiu rapidamente colocar no local três navios-rebocadores a ajudar no combate ao incêndio. Também o Capitão do Porto do Douro e de Leixões empenhou duas embarcações da Estação Salva-vidas de Leixões.
 
O incêndio continua ativo e 12 dos tripulantes do navio-tanque foram resgatados por embarcações das Estações Salva-vidas de Leixões, da Póvoa de Varzim e do Comando-local da Polícia Marítima de Leixões. Os outros 7 tripulantes mantiveram-se a bordo.
 
Neste momento, o navio está a ser rebocado uma zona afastada de costa. O navio tem a bordo gasóleo e combustível destinado a aviões (jet fuel) e não tem crude.
 
A Autoridade Marítima Nacional está a reforçar o material e as equipas de combate à poluição para alguma eventualidade de foco de poluição.
 
O Instituto Hidrográfico, da Marinha, também se encontra a acompanhar a situação para a eventual necessidade de cálculo da deriva, em caso de foco de poluição.