Corticeira Amorim junta-se à líder mundial Hape para fazer brinquedos em cortiça

Joint venture entre a Corticeira Amorim e a HAPE, líder mundial na área dos brinquedos de madeira, surge como forma de responder à crescente procura de brinquedos seguros, ecológicos e naturais

Corticeira Amorim
Corticeira Amorim junta-se à líder mundial Hape para fazer brinquedos em cortiça - ®DR

A Corticeira Amorim, líder mundial na área dos produtos de cortiça, e a HAPE, líder mundial na área dos brinquedos de madeira, juntaram esforços com o objetivo de explorar o mercado de brinquedos de cortiça. Desta parceria resultou a Korko, uma joint venture que pretende dar resposta à crescente procura por brinquedos seguros, ecológicos e naturais.  

Umas das coleções de brinquedos da Korko, produzida pela Amorim Cork Composites, unidade de negócio da Corticeira Amorim que desenvolve produtos, soluções e aplicações para algumas das indústrias mais sofisticadas do mundo, intitula-se «Building Blocks» e assenta num conceito de blocos que tem como objetivo promover o desenvolvimento criativo, a aprendizagem lúdica e o treino de habilidades das crianças.

Esta coleção pretende responder simultaneamente à preocupação ambiental de pais, educadores e encarregados de educação e sensibilizar desde cedo as crianças para a utilização de materiais amigos do Planeta.

Nesse sentido, foi feita uma Avaliação de ciclo de vida (ACV) conduzida pelo Itecons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade da qual se concluiu que os três sets disponíveis de «Building Blocks» (de 20, 40 e 60 peças) têm um balanço de carbono negativo. Os conjuntos de 20 e 40 peças possuem, respetivamente, um balanço de carbono de -19,88kg CO2eq e -39,75kg CO2eq. Por sua vez, o conjunto de 60 peças apresenta um balanço de carbono de -59,59kg CO2eq.

No cálculo da Pegada de carbono dos brinquedos da Korko, foi utilizado o método do IPCC 2021 (100 anos), de acordo com a norma internacional ISO 14067. As categorias de impacte avaliadas foram: Potencial de Aquecimento Global – fóssil ; Potencial de Aquecimento Global – biogénico; Potencial de Aquecimento Global – absorção de CO2; Potencial de Aquecimento Global – transformação do solo; e Potencial de Aquecimento Global – total. Para o cálculo do balanço de carbono foi utilizada uma metodologia fornecida pela Amorim Cork Composites, que considera tanto o carbono sequestrado pelo montado de sobro, como as emissões de GEE da etapa de produto calculadas através da metodologia da norma ISO 14067.

Sendo uma matéria-prima 100% natural, ecológica, renovável, reciclável e reutilizável, «a cortiça aporta extraordinários benefícios ao mercado dos brinquedos», defende António Rios de Amorim. O presidente e CEO da Corticeira Amorim relembra que «a cortiça é um material leve, inodoro e suave ao toque, quadro de caraterísticas que favorece bastante as brincadeiras como recurso de aprendizagem. Acreditamos – conclui António Rios de Amorim – que a Korko trará felicidade ao universo infantil, contribuindo igualmente para um mundo mais sustentável. A bem do futuro de todos nós».

aNOTÍCIA.pt