O Volvo 440 foi apresentado pela primeira vez em 1988. Este modelo de cinco portas partilhava então alguma tecnologia com o coupé desportivo 480 e chegou para demonstrar a direção que a Volvo pretendia tomar com os seus modelos de tração dianteira.
“Project Galaxy” era a denominação do trabalho de desenvolvimento do modelo iniciado 10 anos antes e que constituiu a base do Volvo 440. Com este projeto a marca pretendia demonstrar a sua direção e a sua ambição futura.
Em setembro de 1980, estava pronto o primeiro protótipo com tração dianteira. Em termos de aparência assemelhava-se muito ao que viria a ser o Volvo 440. O G4, denominação que foi dada a este protótipo, tinha as características que a Volvo queria: tração dianteira, divertido de conduzir, bom espaço interior e dimensões externas compactas.
O Project Galaxy culminaria com o lançamento de duas series. Os modelos 850, cuja apresentação decorreu no Verão de 1991, tiveram um grande impacto, mas a gama 400 foi apresentada alguns anos antes. Em 1992, parte do projeto seria assumido por subsidiárias holandesas da Volvo, e seria mesmo nesse país que o trabalho seguinte iria decorrer.
O primeiro dos novos modelos da Volvo com tração dianteira foi o 480 sports coupé, que foi oficialmente apresentado no Salão Internacional de Genebra em 1986. Este automóvel, pensado para um nicho de mercado, preparava o caminho para o 440, modelo que viria a ser apresentado dois anos mais tarde e que constituiria um enorme sucesso no segmento da gama média.
O Volvo 440 era um automóvel moderno com lugares traseiros muito práticos, capazes de se dividirem em duas secções. O painel de instrumentos estava colocado de frente para o condutor fazendo com que o acesso aos comandos estivesse mais facilitado. Com linhas suaves e baixas, e janelas laterais quase verticais este modelo tinha algumas ligações à gama 700.
A linha de motores era toda de 4 cilindros e incluía versões de 1.6 litros, 2.0 litros e uma versão 1.7 litros turbo.
Como sempre, a segurança constituía uma prioridade e o ABS, estava disponível como opcional em 1989.
Os pré-tensores dos cintos de segurança e os airbags eram opcionais do modelo de 1991 em diante e o sistema de proteção de impactos laterais da Volvo – SIPS – foi introduzido em 1994.
Este automóvel era produzido em Born, na Holanda, local onde também foram produzidos os modelos 340/360 e 480.
O próximo modelo da série 400 – o modelo 460, com mais 10 centímetros que o 440 – foi apresentado em 1989.
A produção do Volvo 440 foi descontinuada em novembro de 1996. Os seus sucessores seriam os modelos S40 e V40, que já se encontravam em produção paralela.