Walkbox a App que vai dar a conhecer os territórios do Alto Minho, Ave e Cávado

A Walkbox é uma aplicação móvel inovadora, que quer dar a conhecer os lugares maravilhosos da região Alto Minho, Ave e Cávado

0
22
Walkbox Minho Ave Cávado
Walkbox a App que vai dar a conhecer os territórios do Alto Minho, Ave e Cávado

Com o objetivo mostrar tudo o que a região do Alto Minho, Ave e Cávado tem para oferecer, foi apresentada, uma APP, a Walkbox, que irá disponibilizar, a partir de junho deste ano, roteiros pedestres autoguiados que ajudam visitantes nacionais e estrangeiros a conectarem-se com a essência dos lugares e a vivenciarem a cultura e a beleza destes territórios de uma forma autónoma, envolvente e sustentável.

A Walkbox é uma aplicação móvel inovadora que muda a forma como descobrimos lugares incríveis em Portugal, nas cidades e na natureza. Assim o Amar o Minho através desta aplicação pretende destacar os elementos diferenciadores que constituem a sua identidade, nomeadamente: natureza, património, cultura e enogastronomia. Mas não só. O objetivo passa também por promover os 24 municípios que integram este consórcio, tendo em vista a atração de novos turistas e visitantes, essenciais para o desenvolvimento da região.

A Walkbox, será uma mais-valia, em primeiro lugar, para o Amar o Minho ao melhorar a experiência de viagem, mas, também ao ajudar visitantes e locais a conectarem-se profundamente com lugares incríveis e vivenciarem a cultura e a beleza do nosso País, de uma forma autónoma, fácil, segura e barata.

“Queremos inspirar as pessoas a passear mais a pé nas cidades, redescobrir o que muitas vezes está à nossa porta e desfrutar do contacto com a natureza”, explicou-nos Bernardo Henriques, o co-fundador da Travelbox, a empresa detentora da App Walkbox, pouco antes de ser anunciado o novo roteiro da região minhota.

Para além da APP Walkbox, os territórios do Alto Minho, Ave e Cávado passam a ter uma conta no Instagram, a Amar o Minho, que pretende estimular os visitantes a uma viagem por aquelas regiões, para explorar a natureza, a história e o património edificado, sem esquecer a gastronomia e o enoturismo. Passeios e um concurso de fotografia são algumas das iniciativas associadas a este projeto.

Vinte e quatro municípios, localizados nas zonas geográficas do Alto Minho, Ave e Cávado, são os protagonistas da marca que, no Instagram, “abraça e dinamiza os mil mundos que a região tem para oferecer”. Quem o diz são os três responsáveis pelo projeto que há muito viram o potencial do Minho, repleto de “experiências únicas, autênticas e de qualidade superior” que merecem ser partilhadas.

“Queremos preservar, qualificar, promover e posicionar o Minho no contexto do Turismo de Natureza. Incutir a todos a vontade de mergulhar numa região que engloba uma variedade de paisagens de identidade muito própria, num território que valoriza a sua orla costeira, os seus planaltos e as suas escarpas alcantiladas, as praias rochosas e as longas extensões de areia, os rios de águas bravas, os trilhos, penedias e miradouros”, explica João Bernardino, um dos curadores e promotores da conta.

O instagramer Kitato, também responsável pelo projeto, destaca a “riqueza dos seus espaços naturais” e a multiplicidade de locais de “enorme interesse histórico cultural”, além da “incrível biodiversidade” do território, que procuram “materializar” através da imagem e da palavra.

“O Minho é turismo de natureza, é turismo de aventura e ecoturismo. É viver numa quinta, praticar inúmeros desportos aquáticos nos rios e no mar. É sentir o birdwatching, percorrer os estuários, os percursos de rio e as lagoas. É caminhar, pedalar, escalar as montanhas. São os encontros imediatos com os animais… Estamos num território distinto na oferta de alojamento e de restauração, atividades e serviços que acrescentam valor e atraem cada vez mais visitantes”, refere o blogger de viagens Rui Batista, que será o anfitrião do primeiro walk.

Amar o Minho é cofinanciado pelo projeto NORTE2020, através do FEDER.

Fotos: ©Armando Saldanha e ©WalkboxApp

aNOTÍCIA.pt