Google Earth Timelapse mostra alterações do planeta terra em vídeos 4k

No Google Earth Timelapse é possível ver a evolução de quase quatro décadas de mudanças no planeta - de 1984 a 2022 - graças a este mapa interativo 4D

Google Earth Timelapse
Google Earth Timelapse mostra alterações do planeta terra em vídeos 4k - ®DR

O Timelapse do Google Earth tem agora imagens de 2021 e 2022 onde se mostram as mudanças na paisagem e ambiente. A Serra da Estrela é um dos locais destacados.

A pesquisa por informações sobre as alterações climáticas tem crescido anualmente. Quando o assunto é meio-ambiente, do ano passado para cá, as perguntas mais pesquisadas pelos residentes em Portugal são: “o que são as alterações climáticas“, “como mitigar as alterações climáticas e criar uma sociedade mais sustentável“, “quais as consequências das alterações climáticas“, “como prevenir as alterações climáticas“, e “o que provoca as alterações climáticas“. Trata-se de um aumento de 150%, no mesmo período, em pesquisas sobre o tema das alterações climáticas.

O Timelapse no Google Earth, que permite ver como o planeta Terra tem vindo a mudar ao longo do tempo, passou a estar atualizado com novas imagens de 2021 e 2022. Veja a evolução ao longo do tempo e testemunhe quase quatro décadas de mudanças no planeta – de 1984 a 2022 – graças a este mapa interativo 4D feito a partir de milhões de fotos de satélite.

Os utilizadores podem ainda aceder a uma biblioteca com mais de 800 vídeos Timelapse referentes a mais de 300 locais, incluindo a Serra da Estrela em Portugal em g.co/TimelapseVideos. De investigadores a professores, qualquer pessoa pode usar esses vídeos para compreender melhor o planeta em mudança. E as pessoas estão a usar essas imagens para mostrar os efeitos destas mudanças, como, por exemplo, no documentário de 2022 The Territory, que recorre ao Timelapse para mostrar a devastação da desflorestação na Amazónia e o seu efeito nas comunidades locais.

Aceda aqui ao Google Earth Timelapse.

aNOTÍCIA.pt