Casper Ruud nas meias-finais do Estoril Open após ter derrotado Sebastián Báez

O norueguês Casper Ruud, avançou para as meias-finais do Estoril Open, ao afastar o argentino Sebastián Báez, o campeão em título.

Casper Ruud Sebastián Báez
Casper Ruud nas meias-finais do Estoril Open após ter derrotado Sebastián Báez - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

O norueguês Casper Ruud, número cinco do ténis mundial, avançou para as meias-finais do Estoril Open, ao afastar o campeão em título, o argentino Sebastián Báez, com uma vitória em dois sets.

No encontro dos quartos de final, do Estoril Open, que era uma final antecipada, Casper Ruud o primeiro cabeça de série, confirmou o seu favoritismo com um triunfo por 6-3 e 6-0, em uma hora e 19 minutos, diante de Sebastián Báez 32.º jogador do ranking ATP.

Mesmo em sessão noturna, o melhor tenista norueguês de sempre foi capaz de imprimir elevado top spin na direita e teve o condão de jogar melhor os pontos importantes – isto porque apesar da expressividade do resultado houve vários jogos resolvidos nas vantagens e Ruud salvou seis de sete chances de break do número um argentino (32.º ATP e quinto pré-designado).

Também Marco Cecchinato está de regresso a umas meias-finais no ATP Tour. Num duelo empolgante face ao espanhol Alejandro Davidovich Fokina, terceiro cabeça de série e 24.º do ranking, o italiano (96.º) triunfou por 7-5 e 7-6(5).

No encontro que abriu os quartos de final da oitava edição do Millennium Estoril Open, num Estádio Millennim lotado, Marco Cecchinato e Alejandro Davidovich Fokina protagonizaram um dos bons embates deste torneio. Muitos foram os pontos de cortar a respiração neste que foi o primeiro compromisso deste duelo de gerações (o transalpino tem 30 anos, o tenista do país vizinho 23).

Marco Cecchinato fez, provavelmente, o melhor encontro da temporada e esteve irrepreensível no serviço (como preparação dos pontos, sobretudo, devido ao forte kick), arma que possibilitou apenas enfrentar dois breaks points: foi o primeiro a enfrentar um, no quinto jogo, e a servir para a vitória, a 5-3 do segundo parcial, foi quebrado, numa altura em que o jogador de Málaga elevou imenso o nível de jogo.

Frente a Miomir Kecmanovic (sexto cabeça de série) Marco Cecchinato jogará não só a primeira meia-final da temporada como a primeira no ATP Tour desde que atingiu a quinta e última final da carreira a este nível, em Maio de 2021, em Parma. Na altura cedeu na decisão para Sebastian Korda.

Apurado para a 10.ª meia-final da carreira a este nível (e segunda da temporada após a final de Delray Beach, em fevereiro), Kecmanovic vai discutir um lugar na grande final frente ao ardiloso italiano Marco Cecchinato, antigo top 20 e semifinalista de Roland-Garros.

O sérvio (40.º ATP) está nas meias-finais do Millennium Estoril Open ao vencer esta sexta-feira de forma autoritária, o espanhol Bernabe Zapata Miralles (43.º) por 7-5 e 6-2.

Antigo número um mundial de juniores e campeão ATP em Kitzbuhel em 2020 (chegou ainda a mais duas finais, sempre em pisos distintos), Miomir Kecmanovic chega às meias-finais somente com 11 jogos cedidos – nas rondas anteriores tinha perdido apenas seis.

O francês Quentin Halys voltou a vencer e na tarde desta sexta-feira carimbou o apuramento para as meias-finais de singulares do Millennium Estoril Open, que serão as primeiras da carreira no circuito ATP.

Depois de afastar o português Nuno Borges e o espanhol Roberto Bautista Agut, o número 80 mundial voltou a exibir-se a um grande nível e afastou o austríaco Dominic Thiem (atual 111.º e ex-número três) em duas partidas, por claros 6-1 e 6-4.

Com esta vitória, a terceira da semana no Clube de Ténis do Estoril, Quentin Halys apurou-se pela primeira vez na carreira para umas meias-finais no circuito principal. O próximo adversário do jogador gaulês será  o norueguês Casper Ruud — primeiro cabeça de série — que eliminou o argentino Sebastian Baez, campeão em título.

Os últimos portugueses em prova, Nuno Borges e Francisco Cabral apuraram-se, esta sexta-feira, para as meias-finais de pares do Millennium Estoril Open, onde perseguem a revalidação do título.

Novamente no Court Cascais, os dois tenistas portugueses que há um ano fizeram história no Clube de Ténis do Estoril assinaram uma vitória muito semelhante à do encontro de estreia: 6-3 e 7-6(4) foram os parciais que lhes permitiram afastar o neerlandês Robin Haase e o austríaco Philipp Oswald, que tinham eliminado os primeiros cabeças de série.

Já com seis triunfos consecutivos no Millennium Estoril Open, Nuno Borges e Francisco Cabral vão lutar pela segunda presença consecutiva na final contra Sander Gille e Joran Vliegen.

aNOTÍCIA.pt