Amanhã, domingo de Páscoa, Casper Ruud e Miomir Kecmanovic vão disputar a final do único torneio ATP, realizado em solo nacional, para definir quem irá suceder a Sebastián Baez, vencedor do Millennium Estoril Open em 2022.
Casper Ruud, quinto jogador mundial confirmou o estatuto de primeiro cabeça de série, ao vencer este sábado a segunda meia-final do Estoril Open, decidida num tiebreak, ao bater o francês Quentin Halys em três sets, por 6-4, 3-6 e 7-6 (7-2), num jogo de grande equilíbrio que decorreu no court central do Clube de Ténis do Estoril.
Num embate apenas com dois breaks e apenas cinco chances, Casper Ruud (o antigo número dois mundial referiu mesmo que nunca conseguiu responder da melhor forma ao serviço do gaulês) foi com naturalidade que se chegou a um tie-break decisivo. Aí, Ruud aproveitou a maior solidez para se impor, forçando Quentin Halys (na primeira meia-final no ATP Tour) a arriscar em demasia para ganhar pontos.
Também o sérvio Miomir Kecmanovic (número 40 do ranking mundial) apurou-se, esta tarde, para a final de singulares do Millennium Estoril Open, defrontando amanhã o norueguês Casper Ruud.
Sexto cabeça de série, o tenista de Belgrado celebrou a quarta vitória consecutiva em dois sets — e a segunda sem ceder um jogo de serviço — ao eliminar o italiano Marco Cecchinato (96.º), ex-semifinalista de Roland-Garros, pelos parciais de 6-3 e 6-1 em apenas 1h09.
Aos 23 anos, a final do Millennium Estoril Open será a quarta da carreira para Kecmanovic. O sérvio já discutiu um título este ano (foi vice-campeão em Delray Beach, nos Estados Unidos da América) e tem um título no currículo, conquistado na terra batida de Kitzbuhel em 2020.
Para fazer a festa no Clube de Ténis do Estoril e tornar-se no oitavo campeão, Miomir Kecmanovic — já está garantido que o torneio português coroará um vencedor inédito — terá de superar o primeiro favorito, Casper Ruud.
Os portugueses Nuno Borges e Francisco Cabral perderam nas meias-finais de pares do Millennium Estoril Open e falharam o apuramento para uma segunda final consecutiva no Clube de Ténis do Estoril.
Com seis vitórias nos seis primeiros encontros no Clube de Ténis do Estoril (quatro em 2022, duas em 2023), o maiato e o portuense não resistiram aos belgas Sander Gille e Joran Vliegen, que triunfaram por 7-6(4) e 7-6(4) ao cabo de 1h48.
Na final, marcada para domingo, Gille e Vliegen vão enfrentar Nikola Cacic/Miomir Kecmanovic.