Sidra Coop Bio – A primeira sidra biológica da Madeira IG

A Cooperativa de Produção e Consumo Liberdade criou a primeira sidra biológica da Região Autónoma da Madeira

Sidra biológica Madeira
Sidra Coop Bio - A primeira sidra biológica da Madeira IG - ®DR

Foi lançada, recentemente, na Quinta Leonor a primeira sidra biológica da Madeira – a SIDRA COOP BIO, produzida diretamente a partir do sumo de maçãs, de diferentes variedades, muitas delas bastante antigas e pouco conhecidas. Desta sidra biológica, foram produzidas cerca de 1.100 garrafas de 75cl, e foi igualmente, produzido e engarrafado um outro lote de “uma irmã” não biológica, mas igualmente inscrita, nas sidras naturais da Madeira IG.

O projeto nasceu em 2021, quando a Cooperativa de Produção e Consumo Liberdade (Cal), do Jardim da Serra, decidiu “adquirir os peros e as maçãs biológicos da localidade para produzir a primeira sidra biológica” da região autónoma. Além da certificação relativa ao modo de produção, a sidra tem ainda o selo de Indicação Geográfica (IG).

Das muitas variedades de maçãs que são utilizadas para fazer esta sidra, destaca-se o Pero Domingos, que é o mais relevante da zona. É um pero de sabor bastante balanceado entre a doçura e a acidez que caracteriza a fruta madeirense, resultando assim numa sidra equilibrada, de cor amarelo citrino, aroma de médio a intenso, com alguma adstringência, amargor e doçura ligeiros e acidez média.

 Manuel Gonçalves, conhecido também por Manuel Neto, Presidente da Direção da CAL refere: “Esta é uma conquista do Jardim da Serra e dos seus produtores biológicos, mas gostaria de salientar o trabalho da Direção Regional de Agricultura, especificamente da Engª Regina Pereira que mantém este saber secular bem tangível. É uma conquista também, de todos os produtores de Sidra, que num esforço conjunto não deixam morrer uma tradição, tanto de produção como consumo, de Sidra na nossa maravilhosa Ilha da Madeira.”

 De acrescentar que Sidra Coop Bio foi distinguida em 2022 com o prémio Melhor das Melhores na categoria Prata no Concurso Europeu de Sidras Naturais I Madeira ’22, além de arrecadar o troféu “Planeta Terra”, no mesmo concurso. Este troféu resulta do reconhecimento dado pela Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, pela importância do apoio e disseminação das Boas Práticas Agrícolas. É um prémio à resiliência e dinamismo dos produtores de Sidras, obtidas comprovadamente em modo biológico ou em regime de produção integrada.

A Sidra da Madeira IG tem características muito próprias de acidez e secura resultante de 100% de fruta da região com especial destaque para muitas variedades de maçãs que existem desde o tempo dos primeiros habitantes da Ilha. Sem qualquer adição de açúcares ou corantes, foi, em 2020, considerada como Indicação Geográfica pela Comunidade Europeia. É um produto 100% local e fermentado com leveduras indígenas.

Sobre a Sidra da Madeira IG

É designada SIDRA DA MADEIRA IG a bebida obtida pela fermentação do sumo natural proveniente da prensagem de frutos frescos de macieira (Malus doméstica Borkh) e, por vezes, também de misturas de frutos de macieira e pereira (Pyrus communis L.), das variedades tradicionais e de outras variedades destas espécies, exclusivamente produzidas na ilha da Madeira, que é elaborada seguindo os modos de produção tradicionais ou particulares da ilha.

aNOTÍCIA.pt