Robô Bombeiro Made in Portugal vai ser exibido no Espaço Inovação da Proteger 2023

O Robô Bombeiro Made in Portugal criado para detetar e apagar incêndios de forma autónoma, vai estar em exposição na Proteger 2023.

Robô Bombeiro Made Portugal
Robô Bombeiro Made in Portugal vai ser exibido no Espaço Inovação da Proteger 2023 - ®DR

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai levar à Proteger 2023, o protótipo de um Robô Bombeiro, Made in Portugal, criado para detetar e apagar incêndios de forma totalmente autónoma. O Robô Bombeiro vai estar em exposição no Espaço Inovação da Proteger 2023 e irá demonstrar a suas capacidades num ambiente simulado.

Países como os Estados Unidos ou Japão já utilizam robôs bombeiros telecomandados, mas o IPG tem trabalhado para criar um modelo totalmente autónomo, capaz de entrar em locais desconhecidos com risco de explosão ou gases tóxicos, ou simplesmente locais de maior risco sem colocar em perigo os bombeiros, e tem já protótipos em laboratório.

Este Robô Bombeiro, Made in Portugal, é apenas um dos equipamentos presentes no Espaço Inovação da Proteger 2023, a Conferência de Segurança da APSEI, Associação Portuguesa de Segurança.

Esta edição vai dar a conhecer inúmeras outras soluções, novos produtos e tecnologias inovadoras já disponíveis na área da segurança, não só ao nível dos incêndios, mas também da videovigilância, transporte de mercadorias, intrusão, entre outras áreas.

A edição deste ano irá reunir representantes do governo e autarquias, profissionais e fabricantes no debate e partilha de conhecimento técnico sobre as diversas vertentes da Segurança de pessoas e bens.

O evento contará com um pavilhão dedicado à exposição de soluções de Segurança e dois auditórios: um dedicado a sessões solenes e apresentações de keynote speakers e outro dedicado à discussão de temas da atualidade da Prevenção e Segurança, assim como salas para workshops.

A 8ª Conferência Proteger 2023 irá decorrer a 19 e 20 de abril no Europarque, em Santa Maria da Feira, local escolhido pela facilidade nos acessos e pela sua dimensão que permitirá receber o maior evento de segurança em Portugal.

Para mais informações e registo consulte o site da Proteger 2023

Sobre a APSEI – Associação Portuguesa de Segurança

A APSEI – Associação Portuguesa de Segurança nasceu em 2005 e agrega mais de 800 associados, empresas e profissionais que trabalham na área da Prevenção e Segurança.

aNOTÍCIA.pt