Walking Festival Ameixial – caminhadas, conversas, música e ações de valorização do património

Às mais de 40 caminhas da 10ª edição do Walking Festival Ameixial, juntar-se-ão conversas, música e ações de valorização do património

Walking Festival Ameixial
Walking Festival Ameixial - caminhadas, conversas, música e ações de valorização do património - ®DR

A sensivelmente um mês do início da 10ª edição do Walking Festival Ameixial 2023, várias actividades vão-se esgotando, outras surgindo e novidades reveladas!

São mais de 40, as caminhadas que entre 28 e 30 de Abril nos vão desvendar os valores naturais e culturais da Serra do Caldeirão, localizada no interior do Algarve. Destaque para os percursos, as caminhadas especiais, temáticas e familiares, como as caminhadas geológicas inseridas na temática do aspirante Geoparque Algarvensis, da parceria com os Urban Sketchers ou as que focam a Ribeira do Vascão, em torno da qual se irão inventariar espécies de fauna e flora, fotografar e ilustrar.

A partilha oral das experiências e conhecimento local vai ter dois momentos especiais de conversa: no dia 28 de Abril, Luis Palma, Ameixialense, autor do livro “Monografia da Freguesia de Ameixial” vai falar-nos desta região, dos seus aspectos culturais, das suas gentes e de muitas histórias que só mesmo quem é de lá as conhece. Leva-nos, depois, por um pequeno passeio na aldeia onde nos revelará alguns desses peculiares detalhes singulares de Ameixial e da sua cultura serrana. No dia 29, recebemos Ivete Carneiro,

jornalista e editora da Revista “Volta ao Mundo”, conhecida publicação sobre viagens que há muito nos encanta e inspira com fascinantes reportagens de sítios espalhados pelos quatro cantos do mundo! A conversa será sobre viagens, aventura e turismo, havendo certamente muitos motivos para participar na mesma.

No dia 30 de Abril, a Ribeira do Vascão será tema para duas actividades em simultâneo para famílias se desenvolverão em torno deste valioso curso de água, numa colaboração com a Agência Portuguesa de Ambiente, para avaliar a qualidade ecológica da ribeira e desenhar as espécies de invertebrados aquáticos.

No dia 29, ao final da tarde e à noite, a música, a dança e os bailes irão animar o Festival com um workshop de “Danças de Roda” com a banda “BadFolk” e à noite o projecto musical “Piajon” animará a noite.

Mantendo o sentido de responsabilidade para com o território de Ameixial, o Walking Festival Ameixial (WFA), promove a valorização dos valores e das pessoas locais. Assim, neste 10o aniversário está prevista a recuperação do palheiro na aldeia de Corte D’Ouro e promove-se uma nova ação de valorização dos percursos pedestres existentes com a construção de mais um banco em taipa.

O Festival irá promover a valorização da atractiva e caseira oferta gastronómica serrana, enquanto Património Cultural, promovida pela restauração local e também haverá a opção vegetariana, proporcionada pela nossa parceira “Rejoice be genuine” – uma carrinha de comida vegan que disponibilizará um menu alternativo para os interessados.

As inscrições no festival e as reservas de refeições estão abertas mas já existem actividades esgotadas. Quem desejar acampar no local em tendas confortáveis e num espaço exclusivo já o pode fazer devendo contactar directamente a Domo Camp Portugal (https://domo-camp.org/walking-festival-ameixial-pt), empresa especializada em Glamping. No entanto irá existir o normal espaço para acampar com a tenda própria.

O 10o aniversário de um Festival de Caminhadas é possível devido às parcerias institucionais e de voluntários individuais e colectivos a quem a organização agradece essa disponibilidade e confiança. O Walking Festival Ameixial é uma iniciativa da Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade (QRER), organizado pela Proactivetur e o Projecto ESTELA e tem o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Região de Turismo do Algarve, da Junta de Freguesia de Ameixial e do Grupo Desportivo Ameixalense, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, APA- Agência Portuguesa do Ambiente, Sul Informação, Museu Municipal de Loulé, Ana Aeroportos, Visacar e Decathlon, inserindo-se na dinâmica territorial do aspirante Geoparque Algarvensis.

aNOTÍCIA.pt