Os navios da Marinha, NRP Setúbal e NRP Centauro largam para missão do “Mar Aberto”

O NRP Setúbal e o NRP Centauro juntam-se assim ao Submarino Arpão que, na passada semana, já havia iniciado a missão do "Mar Aberto"

Mar Aberto
Os navios da Marinha, NRP Setúbal e NRP Centauro largam para missão do "Mar Aberto" - ®DR
Os navios da Marinha, o NRP Setúbal e o NRP Centauro, que constituem uma Força Nacional Destacada (FND), largaram, esta manhã, da Base Naval de Lisboa para mais uma missão no âmbito da iniciativa “Mar Aberto”. Na despedida para mais uma missão, marcaram presença a Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, e o Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Henrique Gouveia e Melo.
 
A missão terá a duração de mais de 4 meses e ao longo deste período está previsto a visita de 14 países, cerca de 20 portos diferentes e a participação nas Comemorações do Dia de Portugal que decorrerão na África do Sul, na Cidade do Cabo.
 
Atualmente, o NRP Setúbal é comandado pelo Capitão-de-Fragata Aristides Pereira da Costa e conta com uma guarnição de 70 militares.
 O NRP Centauro é comandado pelo Segundo-Tenente Silvestre Rodrigues e a guarnição é constituída por 11 militares.

No total vão para missão 81 militares da Marinha, sendo que o Submarino Arpão partiu também, na semana passada, para a missão “Mar Aberto” com uma guarnição de 35 militares.
 

A iniciativa Mar Aberto visa contribuir para a manutenção das relações de cooperação e satisfazer os compromissos internacionais assumidos por Portugal no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e no âmbito das Presenças Marítimas Coordenadas da União Europeia (PMC – UE).

aNOTÍCIA.pt