‘Ler sobre Carris’ para celebrar o Dia Mundial do Livro

‘Ler sobre Carris’ uma iniciativa da Biblioteca da UBI em parceria com a CP, para celebrar o Dia Mundial do Livro

dia mundial do livro CP
‘Ler sobre Carris’ para celebrar o Dia Mundial do Livro - ®DR

A Biblioteca da Universidade da Beira Interior (UBI) em parceria com a CP-Comboios de Portugal, desenvolve no dia 21 de abril de 2023, a atividade ‘Ler Sobre Carris’, para celebrar o Dia Mundial do Livro e aproximar os passageiros do prazer da leitura.

A iniciativa consiste na oferta de leituras várias aos passageiros durante as viagens de comboio Intercidades que ligam a Covilhã-Lisboa (partida às 7h53) e Lisboa-Covilhã (partida às 13h15).

Cerca de uma centena de obras foram selecionadas, resultantes da oferta de particulares, do Pingo Doce e da editora Bertrand, que se quiseram associar a esta iniciativa. Durante a viagem, todos os passageiros poderão deslocar-se à carruagem onde se encontram os livros e escolher a obra de sua preferência. Dois técnicos da Biblioteca da UBI estarão envolvidos na atividade para auxiliar e informar os passageiros sobre o evento

“Ler Sobre Carris” é uma oportunidade única para os passageiros relaxarem e desfrutarem da companhia de um bom livro durante o trajeto. A Biblioteca da Uiversidade da Beira Interior (UBI) e a CP – Comboios de Portugal esperam contribuir para a promoção da leitura e incentivar o gosto pelos livros, promovendo assim a cultura e o conhecimento e ao mesmo tempo celebrar o Dia Mundial do Livro.

Origem da data

A UNESCO instituiu o Dia Mundial do Livro em 1995. A data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial.

No dia 23 de abril de 1616 faleceu Miguel de Cervantes. Também no dia 23 de abril, em 1899, nasceu Vladimir Nabokov. O dia 23 de abril é também recordado como o dia em que nasceu e morreu o famoso escritor inglês William Shakespeare.

A data serve ainda para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e para o desenvolvimento económico.

aNOTÍCIA.pt