Submarino português Arpão cruzou a linha do Equador pela primeira vez

A participar na Iniciativa Mar Aberto, o submarino Arpão tornou-se no primeiro submarino português a cruzar a linha do Equador

Submarino Arpão Equador
Submarino português Arpão cruzou a linha do Equador pela primeira vez - ®DR
O submarino Arpão, que se encontra a participar na Iniciativa Mar Aberto, no Atlântico Sul, cruzou, pela primeira vez, a linha do equador.
 
O NRP Arpão é o primeiro submarino português a realizar uma missão deste tipo, sendo também a primeira vez que um submarino nacional cruza a linha do Equador, colocando à prova a capacidade logística operacional da Marinha.
 
Até ao início de agosto, o submarino irá percorrer mais de 13.000 milhas, realizar cerca de 2.500 horas de navegação e visitar dois continentes e cinco países: Cabo Verde, Brasil, África do Sul, Angola e Marrocos, contribuindo para o estreitamento das relações de cooperação militar e diplomáticas entre Portugal e cada um dos países visitados.
 
O submarino Arpão tem uma guarnição de 35 militares e é comandado pelo capitão-de-fragata Taveira Pinto.
 
Sobre:

O NRP Arpão foi construído no estaleiro alemão Howaldtswerke-Deutsche Werft (HDW), em Kiel. Iniciada a construção em 2005, foi batizado e lançado a agua em 19 de junho de 2009, tendo como madrinha a dra. Maria Barroso.

Entregue a Marinha Portuguesa em 22 de dezembro de 2010 chegou pela primeira vez a Base Naval de Lisboa em 30 de abril de 2011, tendo como seu primeiro comandante o capitão-tenente Nuno Baptista Pereira.

Desde então o Arpão esteve integrado no dispositivo de forças nacionais tendo realizado a primeira integração de um submarino português numa forca naval permanente da OTAN em 2012. a destacar ainda a sua participação por duas ocasiões na forca naval da UE no mediterrâneo em missão humanitária, a operação SOPHIA.

Para alem das vigilâncias da área marítima de interesse nacional e colaboração com outras agencias e autoridades do estado, participou ainda em diversos exercícios internacionais como: SPONTEX, FOST, REP e NOBLE MARINER.

aNOTÍCIA.pt