Historic Endurance – 250km Estoril com nova data

A icónica prova do Historic Endurance será realizada de 2 a 3 de Dezembro no Autódromo do Estoril

Historic Endurance Estoril
Historic Endurance - 250km Estoril com nova data - ®DR

A prova rainha do Iberian Historic Endurance, os 250 km do Estoril, duas corridas da Carrera Los 80 e a prova final para a decisão dos títulos do Group 1 Portugal, inicialmente calendarizadas para 25 e 26 de Novembro, foram reagendadas para o fim-de-semana seguinte, o primeiro fim de semana de Dezembro.

Esta alteração de datas deveu-se ao elevado risco de não serem proporcionadas as melhores condições em termos de horário e organização de paddock aos intervenientes, o que poderia colocar em causa a qualidade de um evento que goza hoje um estatuto vincado não só no automobilismo nacional mas também internacional.

Organizados pela primeira vez em 2013, como prova de apoio do saudoso VdeV, para mais tarde fazer parte do Estoril Racing Festival, os 250 km do Estoril são já o evento de referência de encerramento de temporada dos clássicos na Península Ibérica. As mais de quatro dezenas de viaturas presentes, a sua partida ao “estilo Le Mans”, o final da corrida ao cair da noite de sábado ou a distribuição de prémios de final de temporada que se segue, tornaram esta corrida num daqueles eventos que pilotos de várias proveniências de toda a Europa não querem perder.

Para além dos 250 km do Estoril e das duas corridas de 40 minutos da Carrera Los 80, o programa do fim de semana de 2 e 3 de Dezembro também incluirá várias outras actividades dentro e fora de pista, como a corrida de duas horas do Group 1 Portugal, uma exibição de Fórmula Vee e iniciativas direccionadas para os clubes automóveis de clássicos.

Diogo Ferrão, o CEO da Race Ready, refere que “todos sabem o enorme esforço que faço para nunca ter de alterar os calendários inicialmente divulgados. Contudo e felizmente, todos as competições presentes no evento do ano passado cresceram, e se no ano passado já encontramos dificuldades logísticas e de horário para organizar o evento de final de temporada no Estoril, este ano, em função do número esperado de inscritos, tornou-se impossível organizar o mesmo com a qualidade que todos esperam de nós. Ao termos o fim de semana dedicado aos 250 km do Estoril, temos a possibilidade de realizar algumas surpresas que irão dar ainda mais carisma à prova.”

A prova de encerramento do Campeonato de Portugal de Velocidade e do ibérico Supercars Endurance, duas outras competições sob a alçada da Race Ready, irão manter-se na mesma data, no fim de semana de 25 e 26 de Novembro.

O evento dos 250 km do Estoril contará com os treinos cronometrados de todas as competições no sábado, assim como a prova do Historic Endurance que termina com o pôr-do-sol. No Domingo, terão lugar as duas corridas da Carrera los 80, assim como a prova de 2 Horas, que habitualmente decide os títulos, do Group 1 Portugal.

Calendário de 2023:

06/07 Maio – Algarve Welcome Spring – Autódromo Internacional do Algarve 🇵🇹

20/21 Maio – Grand Prix de Pau Historique – Circuit de Pau-Ville 🇫🇷

10/11 Junho – Supercars en Jarama – Circuito del Jarama 🇪🇸

08/09 Julho – Spa Summer Classic – 3 Horas de Spa 🇧🇪

07/08 Outubro – Estoril Classics – Autódromo do Estoril 🇵🇹

21/22 Outubro – Jerez Historic Festival – Circuito de Jerez-Ángel Nieto 🇪🇸

02/03 Dezembro – 250km Estoril – Autódromo do Estoril 🇵🇹

aNOTÍCIA.pt