Campanha da Cereja do Fundão 2023 abre com leilão

A Campanha da Cereja do Fundão tem inicio em maio com o leilão organizado pelo município do Fundão, que irá decorrer no dia 8

Campanha da Cereja do Fundão
Campanha da Cereja do Fundão 2023 abre com leilão - ®DR

A época das cerejas está a chegar e como já é habitual, o Município do Fundão iniciará a campanha da cereja, à imagem dos anos anteriores, o leilão das primeiras Cerejas do Fundão deste ano, que irá decorrer no próximo dia 8 de maio, a partir das 10h00, na Praça do Município. Dança, música e um showcooking, entre outras iniciativas, farão parte da animação prevista para este dia.

“A cereja do Fundão, fruto emblemático da nossa região, tem vindo a conquistar ao longo dos anos o seu lugar ao sol. Nas últimas décadas temos assistido a um aumento significativo da área e da produção da cereja na região, e a uma progressiva profissionalização do setor”, afirma Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão. “O concelho do Fundão reúne condições climatéricas e de localização de excelência para a fruticultura, em particular da cereja, sendo assim um fruto que se transforma no cartão de visita e cartaz turístico da região contribuindo, desta forma, para que a marca Fundão cresça sucessivamente”.

Por todo o país, e até no estrangeiro, é possível assistir ao leilão, em direto, na página de Facebook do Município do Fundão (https://www.facebook.com/MunicipiodoFundao).

As inscrições para o leilão, organizado pelo município do Fundão desde 2017, podem ser feitas através do email [email protected] ou através do contacto telefónico 275 779 040, até ao dia 7 de maio.

O presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes, apresentará a Campanha da Cereja do Fundão de 2023, e todas as atividades previstas ligadas ao universo da cereja, com destaque para a Festa da Cereja, entre 9 e 11 de junho em Alcongosta, Fundão, o Festival Gastronómico “Fundão, Aqui Come-se Bem – Sabores da Cereja”, de 1 a 30 de junho, nos restaurantes aderentes do Concelho do Fundão, e a Rota Gastronómica da Cereja do Fundão em Lisboa e Porto, de 17 de junho a 2 de julho, iniciativas que decorrem todos os anos e que refletem de forma expressiva as potencialidades deste fruto bem como a diversidade da aplicação da cereja na gastronomia.

Este ano, a Praça do Município contará também com um showcooking pelo chef Fábio Alves do restaurante Suba, durante o qual irá confecionar dois pratos com o emblemático fruto da região, a cereja, criações gastronómicas que poderão ser degustadas pela população presente. O Suba, restaurante do hotel Verride Palácio Santa Catarina, em Lisboa, irá participar ainda na Rota Gastronómica da Cereja do Fundão, à qual se irão juntar, como habitualmente, diversos restaurantes de Lisboa e Porto, com as mais criativas propostas dos chefs em torno da cereja.

Haverá ainda muita animação a pensar nos mais novos com atividades promovidas pelas da Casa do Barro, da Casa do Bombo e da Quinta das Cerejas e das Ideias – Museu de Ciência Viva.

Ao longo dos últimos anos tem sido feita uma grande aposta no turismo associado à fileira da cereja, onde o município do Fundão tem vindo a realizar festivais gastronómicos, passeios de tuk-tuk, viagens de comboio turístico pelos cerejais, apanha da cereja, cestas de piquenique, visitas pelos pomares ou campanhas de apadrinhamento de cerejeiras. Mas o digital não ficou esquecido e o Município do Fundão criou, ainda, uma plataforma online – www.produtosdofundao.pt – que permite comprar Cereja do Fundão e outros produtos regionais.

A Campanha da Cereja do Fundão tem vindo, ano após ano, a afirmar a expressão e o valor da Cereja do Fundão, não só na região como a nível nacional.

aNOTÍCIA.pt