Miradouro da Torre Vasco da Gama reabre ao público após 25 anos

O miradouro da Torre Vasco da Gama, que oferece uma vista única sobre o Tejo, esteve encerrado desde a Expo'98.

Miradouro da Torre Vasco da Gama
Miradouro da Torre Vasco da Gama reabre ao público após 25 anos - ®DR

O miradouro da Torre Vasco da Gama volta a estar aberto ao público, em regime de soft opening, 25 anos depois da sua abertura oficial para a Expo 98. Já é possível subir à VASCO DA GAMA TOWER BABYLON 360º. No alto, a 145 metros de altura, fica um jardim vertical natural, um bar que aposta na coquetelaria com base nas especiarias e uma vista imbatível sobre o Tejo e a cidade.

À semelhança do que acontece em várias cidades do mundo, a VASCO DA GAMA TOWER BABYLON 360º quer tornar-se num ponto de paragem obrigatório em Lisboa. É um miradouro, mas é também um bar, com uma carta cuidadosamente pensada. Os cocktails são inspirados nas especiarias vindas do Oriente, recuando à história da torre, construída para a Expo 98, que pretendia também celebrar os 500 anos da descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama.

A subida é feita através de elevadores panorâmicos e no topo, enquanto desfruta de uma vista única, cada janela guarda um pedaço de história ou uma recomendação, disponíveis através de um QR Code. Em cada QR Code, poderá ficar a saber um pouco mais sobre o que vê, mas também sobre o que ainda pode descobrir e aproveitar. Em Lisboa, mas não só. Há recomendações turísticas, notas históricas de contextualização e informações.

A Vasco da Gama Tower está aberta todos os dias. De domingo a quarta-feira funciona das 10h às 00h, e às quintas, sextas, sábados e vésperas de feriado encerra às 02h. O bilhete de acesso pode ser comprado online (www.vascodagamatower.com) ou diretamente no local. Tem o preço de 10€ até às 18h, não estando incluído no valor o consumo no bar BABYLON. A partir das 18h, o bilhete sobe para 15€, mas o valor torna-se consumível.

Mais de duas décadas depois, a Torre Vasco da Gama mantém-se hoje como o edifício mais alto de Portugal. Construída no âmbito da Expo 98, em 2012 a torre voltou ao seu pleno, quando o grupo SANA inaugurou o hotel de cinco estrelas MYRIAD by SANA. Já os elevadores panorâmicos voltaram a funcionar em 2018. Primeiro, com o FIFTY SECONDS Martín Berasategui, o restaurante que trouxe o chef espanhol com mais estrelas Michelin (12) para Portugal, e agora também com a VASCO DA GAMA TOWER BABYLON 360º, acima do restaurante.

A torre, projectada pelos arquitectos Leonor Janeiro e Nick Jacobs, manteve-se praticamente na íntegra, tendo apenas sido demolida uma estrutura anexa para que ali pudesse nascer o hotel. Mantém-se a representação de uma caravela quinhentista. No topo, o cesto da gávea de onde os marinheiros avistavam terra. Apesar de hoje o miradouro ser fechado, através de uma cúpula transparente, quando a Torre Vasco da Gama foi inaugurada o miradouro era a céu aberto. Do alto dos seus 145 metros, no entanto, a vista é bem diferente daquela dos marinheiros, mas ainda assim 360º.

aNOTÍCIA.pt