Orion 23: O maior exercício anual do Exército Português, com a participação da Força Aérea Portuguesa e com Forças de Exércitos da NATO

Realiza-se de 2 a 12 de maio, o ORION 23, o maior exercício do Exército Português com a participação da Força Aérea Portuguesa e de Forças NATO

Orion 23
Orion 23: O maior exercício anual do Exército Português, com a participação da Força Aérea Portuguesa e com Forças de Exércitos da NATO - ®DR

Conduzido pelo Comando das Forças Terrestres, entre 02 e 12 de maio, o ORION 23 materializa o maior exercício do Exército Português, no âmbito de uma Operação Conjunta de artigo 5.º da NATO, de cariz conjunto e combinado, centrada na Componente Terrestre.

O exercício ORION 23 visa promover o reforço da integração de capacidades multinacionais, bem como, a prontidão e a interoperabilidade, num conflito de alta intensidade, contando com a participação de mais de 1100 militares de Portugal Continental, das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, e ainda de países aliados, de Espanha, França, Roménia e Estados Unidos da América.

Este exercício fundado num cenário NATO, procura testar os mecanismos de Defesa Coletiva da Aliança no restabelecimento da soberania e da integridade territorial dos seus membros, por via da intervenção das suas Forças Armadas.

Além do Exército Português, participam no exercício militares dos Exércitos do Reino de Espanha (Brigada Extremadura XI), de França (9º Brigada de Infantaria de Marinha), da Roménia (da Brigada Multinacional Sudoeste). A Força Aérea Portuguesa participa no ORION23, contribuindo para a exigência do planeamento e sincronização de execução da Campanha.

No dia 11 de maio, terá lugar na Brigada Mecanizada, em Santa Margarida, uma sessão de fogos reais com um diverso e abrangente sistema de armas.

aNOTÍCIA.pt