Entre 11 de maio e 11 de junho, o Amoreiras Shopping Center vai ser invadido por esculturas impactantes e cheias de cor, criadas a partir de objetos de plástico descartados e reciclados, principalmente brinquedos, numa exposição inédita de Robert Bradford. Pela primeira vez em Portugal, este artista internacional irá apresentar uma escultura com cerca de 2 metros, concebida especificamente para esta mostra, inspirada num conhecido símbolo nacional – o Galo de Barcelos.
Estarão patentes nesta exposição 14 obras de arte, das quais 11 são esculturas coloridas e divertidas, criadas com ironia, energia positiva e com uma forte mensagem ambiental. Entre animais, anjos e soldados, nesta mostra poderão encontrar-se ainda cães, macacos, cangurus e elefantes, entre outras peças.
Relativamente ao Galo de Barcelos de Robert Bradford, feito exclusivamente para esta exposição, no Amoreiras Shopping Center, foram utilizadas entre 1.500 a 2.000 peças de madeira e plástico, desde brinquedos, fichas de póquer, paus de gelado, entre outros objetos.
Segundo Robert Bradford, esta peça inédita em formato de Galo de Barcelos: “é uma representação criativa e original da cultura portuguesa, incorporando elementos tradicionais numa abordagem atual e sustentável, ao mesmo tempo que demonstro a minha visão sobre a importância da preservação cultural e do uso criativo de materiais reciclados na arte contemporânea.”
O Galo de Barcelos de Bradford contribui para a diversidade e originalidade da exposição no Amoreiras Shopping Center, adicionando uma abordagem única e contemporânea à interpretação de um símbolo tradicional português. A peça incorpora a cultura local de forma criativa e original, enquanto mantém a estética única e reconhecível de Robert Bradfor, nas suas esculturas feitas de materiais reciclados.
Para o Amoreiras Shopping Center, esta impactante exposição “representa uma oportunidade única para os visitantes do shopping vivenciarem a arte contemporânea num local de acesso público e de grande circulação. Uma exposição de arte desta magnitude, trazendo pela primeira vez este artista reconhecido internacionalmente para solo nacional, é inovadora e original, pois amplia o alcance da arte para além dos espaços tradicionais de galerias e museus, tornando-a mais acessível e inclusiva para um público diversificado.”
Sobre Robert Bradford
Formado em pintura e mestre em cinema pela Royal College of Art, Robert Bradford é um artista britânico com 77 anos, que já trabalhou em áreas tão distintas como a saúde mental ou as artes cinematográficas.
O trabalho em arteterapia inspirou-o e deu-lhe uma nova perspetiva e visão de vida, o que o levou a reaproveitar brinquedos e resíduos, dando-lhes uma nova forma e significado. Este artista inovador sempre gostou de utilizar materiais usados que têm a sua própria história, como livros, revistas, madeira velha, resíduos de árvores, entre outros, e os brinquedos acabaram por ser uma extensão disso, tendo sempre uma forte consciencialização da preservação ambiental. Quando, no seu estúdio, descobriu uma velha caixa de brinquedos e começou a juntá-los, iniciou o que viria a ser a sua atual exposição “Toy Stories”.
A par desta exposição, o Amoreiras Shopping Center decidiu abraçar uma iniciativa solidária com a mesma temática. De 11 a 31 de maio, o shopping fará uma recolha de brinquedos, jogos e livros, em bom estado, para oferecer a crianças e jovens do Centro de Promoção Juvenil – Casa da Estrela. Os brinquedos poderão ser colocados no recetáculo instalado junto ao Balcão de Informações. A entrega dos bens recolhidos será feita no Dia Mundial da Criança, celebrado a 1 de junho.
Com a curadoria da State of the Art (SOTA), o Amoreiras Shopping Center pretende cativar a atenção de todos os seus visitantes, não só através do impacto e deslumbramento destas obras, mas também pela sustentabilidade e consciência ambiental, apelando à reutilização dos brinquedos e ao consumo consciente e ecológico.