Sexta edição da ARCOlisboa na Cordoaria Nacional de 25 a 28 maio

A sexta edição da ARCOlisboa, irá decorrer na Cordoaria Nacional de 25 a 28 de maio, com um total de 86 galerias de 23 países.

ARCOlisboa Cordoaria Nacional
Sexta edição da ARCOlisboa na Cordoaria Nacional de 25 a 28 maio - ©Pedro Estevens

A ARCOlisboa irá decorrer na Cordoaria Nacional ao longo de quatro dias, sendo o dia 25 de maio dedicado exclusivamente a colecionadores e profissionais. A ARCOlisboa, abre as portas ao público de sexta-feira, 26 de maio, até domingo, dia 28.

Lisboa volta a ser um dos polos artísticos e culturais mais atrativos e interessantes da Europa com a celebração da ARCOlisboa, que apresenta a sua sexta edição na Cordoaria Nacional. Organizada pela IFEMA MADRID e pela Câmara Municipal de Lisboa, a feira internacional de arte contemporânea apresentará a atualidade artística portuguesa num amplo diálogo com a arte espanhola e europeia, bem como com uma seleção criteriosa de artistas africanos. Um grande evento para a cidade de Lisboa, que durante alguns dias será o centro das atenções internacionais de galerias, artistas, colecionadores, curadores e outros profissionais, instituições, museus e centros de arte de todo o mundo.

Ao longo das suas seis edições, a ARCOlisboa obteve um amplo reconhecimento internacional, o que fomentou um interesse crescente por este evento por parte de galerias de todo o mundo, como demonstra o notável aumento do número de participantes na edição deste ano. No total, a feira reunirá as propostas artísticas de 86 galerias de 23 países, o que representa um aumento de 32% em relação ao ano anterior e um recorde de participação em toda a sua história.

Tal como nos anos anteriores, a Feira organiza-se em torno de três áreas: o Programa Geral, composto por 55 galerias, e as secções com curadoria, Opening Lisboa, com uma seleção de 23 galerias, e África em Foco, composta por 8 galerias.

A internacionalização da ARCOlisboa representa um dos seus maiores valores, patente nas percentagens de participação, mantendo-se nesta ocasião a representação de galerias portuguesas em 30% do certame, com um total de 25 galerias, e do segmento internacional em 70%, com 61 galerias provenientes sobretudo da Europa, para além de uma significativa presença africana de países como Angola, Marrocos, Moçambique e África do Sul.

aNOTÍCIA.pt