Antevisão dos jogos Sporting vs Marítimo e Portimonense vs Benfica

No início da jornada da Liga Portugal, que pode decidir o campeão, deixamos aqui a antevisão do Sporting vs Marítimo e Portimonense vs Benfica

Sporting Marítimo Portimonense Benfica
Antevisão dos jogos Sporting vs Marítimo e Portimonense vs Benfica - ®DR

Na 32ª jornada da Liga Portugal, em que é possível que fique decidido o campeão da época 2022/2023, deixamos aqui a antevisão dos jogos Sporting vs Marítimo e Portimonense vs Benfica, feitas por Alexandre Costa, treinador de futebol e comentador televisivo

Tudo estará dependente do jogo do Casa Pia de amanhã, frente ao FC Porto, e de uma vitória do Benfica frente ao Portimonense, hoje em Portimão~, enquanto que em Alvalade, joga-se uma cartada decisiva na luta do Marítimo pela manutenção, enquanto o Sporting tenta manter viva a chama do 3º lugar.

Sporting vs Marítimo

O Marítimo joga em Alvalade uma cartada decisiva na luta pela manutenção. Já o Sporting joga com a obrigação de manter em aberto, pelo menos matematicamente, a decisão do 3º lugar. Alguns pontos-chave:

Ainda que Amorim tenha ensaiado um 4-4-2 no último jogo, após a saída de Coates e Nuno Santos, parece inverosímil que a estrutura seja diferente do costumeiro 3-4-3. Existe curiosidade, contudo, para perceber se poderá acontecer durante o jogo em relação à estrutura.

Parece provável que existam alterações ao onze, contudo: existem cinco jogadores em perigo de exclusão – Matheus Reis, Nuno Santos, Morita, Edwards e Chermiti. Talvez Edwards se possa manter pela posição – menor necessidade de fazer faltas -, mas Arthur Gomes e Paulinho estar na calha.

Ainda que José Gomes tenha surpreendido em Famalicão, há duas semanas, num esquema de três centrais, parece provável que retome o habitual 4-3-3. Tem-se falado da possibilidade de entrada de Riascos para o onze, provavelmente para a saída de Geny Catamo, puxando André Vidigal de regresso a uma das alas.

O Sporting tem-se apresentado com grande mobilidade na frente e a equipa parece, sem a pressão dos objectivos, mais solta e a jogar bem, com destaque para a mobilidade dos três da frente. Também José Gomes os elogiou, destacando a mobilidade e imprevisibilidade.

O Sporting que entrará em campo será, certamente, um Sporting num dos seus melhores momentos da época. O Marítimo entrará com a corda na garganta, depois de na semana passada ter recuperado de uma desvantagem de 0-2 frente ao Rio Ave. Terá a vantagem de entrar já em campo sabendo do resultado do Paços de Ferreira, que jogará em Chaves horas antes.

Portimonense vs Benfica

O Benfica poderá praticamente fechar as contas do título caso vença em Portimão. O Portimonense apresenta-se sem pressão, excepto a de fazer uma boa exibição frente ao primeiro classificado da Liga.

Depois da retumbante resposta encarnada na recepção ao Braga, parece provável que Schmidt possa repetir o onze, com a excepção de Otamandi que, suspenso, deve dar lugar a Morato. Existe também alguma indefinição na lateral direita, com o regresso de Bah na calha.

A exibição segura do Benfica no jogo frente ao Braga pode ter catapultado a equipa para um nível de confiança superior. Além de ter afastado um dos candidatos, parece ter regressado perto do nível de seriedade e intensidade que apresentou antes da crise iniciada na derrota frente ao FC Porto.

Ainda que o Portimonense seja a equipa que mais muda de sistema e mais nuances vai apresentando ao longo do campeonato, parece provável que Paulo Sérgio repita o mesmo sistema, 3-4-3. Filipe Relvas pode fazer de lateral e central, e caso se apresente como lateral, poderá abrir espaço para a entrada de Alemão.

Na conferência de antevisão, Paulo Sérgio referiu que a equipa pode ter de passar mais “períodos sem bola” e que “terá de ser pragmática”, antevendo-se, assim, um Portimonense mais na expectativa.

Contudo, qualquer resultado que não a vitória, poderá trazer a equipa do Benfica num estado de nervos tremendo para o jogo da próxima semana, em Alvalade.

aNOTÍCIA.pt