Desfile de Carros Eléctricos da STCP reencenou tradições na Marginal do Porto

A história saiu à Marginal do Porto, para mais um desfile de Carros Eléctricos históricos, integrado nas comemorações dos 150 anos da STCP.

Desfile Carros Eléctricos Marginal Porto
Desfile de Carros Eléctricos da STCP reencenou tradições na Marginal do Porto - ©Flavio Alberto

Integrado nas comemorações dos 150 anos da STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, este evento levou à Marginal do Porto, mais uma edição do Desfile de Carros Eléctricos, pertencentes à coleção do Museu do Carro Eléctrico, mas também o carro “americano”, veículo puxado por mulas ou cavalos, sistema que inaugurou a primeira linha de transporte público urbano em Portugal.

Foi este sábado, 13 de maio, que onze carros emblemáticos da coleção do Museu do Carro Eléctrico sairam à rua para mais um tradicional Desfile de Carros Eléctricos pela Marginal do Porto, e o edifício da antiga Central Termoelétrica, em Massarelos,  encheu-se de atividades, com entrada livre, pensadas para as famílias.

Oficinas para crianças, visitas guiadas, insuflável e espaço lounge com animação por DJ e street food – tudo com entrada gratuita, fizeram as delicias de miúdos e grúdos.

Integrado nas comemorações dos 150 anos da STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, este dia especial de celebração da história da mobilidade deu a conhecer, os exemplares de um autêntico museu vivo, em pleno funcionamento, que levou muitos visitantes às ruas do Porto, para apreciarem estas magnificas peças de museu.

Pelo caminho, a Batucada Radical, banda de percussão, ao ritmo de música brasileira, assegurou a animação, antes da partida no Infante e, após, no espaço frente ao Museu.

Sobre o Museu do Carro Eléctrico

O Museu do Carro Eléctrico foi fundado no ano de 1992 com o objetivo de preservar e divulgar uma vasta coleção de carros elétricos, atrelados e veículos de mercadorias de inegável valor patrimonial.

A sua exposição permanente, composta por mais de duas dezenas de veículos, incluindo elétricos, atrelados, carros de tração animal, carros de apoio e outros artefactos, foi ampliada com a abertura da antiga casa das máquinas da central termoelétrica, onde o vapor das caldeiras era transformado em eletricidade. Localiza-se no edifício da antiga Central Termoelétrica de Massarelos (1915), pertença da STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto.

O Museu do Carro Eléctrico proporciona ao público a oportunidade de aprender, experimentar e conhecer de perto a história, o desenvolvimento e o impacto socioeconómico dos transportes públicos sobre carris da cidade do Porto.

O Museu do Carro Eléctrico faz, desde 2023, parte integrante da Rede Portuguesa de Turismo Industrial, coordenada pela Turismo de Portugal, e que tem como objetivo promover uma oferta turística diferenciadora junto dos mercados nacional e internacional, ao longo de todo o ano.

aNOTÍCIA.pt