Tesouro – A cidade do Porto numa canção e num Tawny

Pierre Aderne e Paulo Praça compuseram Tesouro – uma canção, Dirk Niepoort harmonizou a música com um Porto Tawny.

Tesouro Porto Tawny
Tesouro – A cidade do Porto numa canção e num Tawny - ®DR

Tesouro é um hino de homenagem à cidade do Porto, composto por Pierre Aderne e Paulo Praça, e por Dirk Niepoort, que se juntou à dupla para harmonizar a música com um Porto Tawny. Assim nasceu o Tesouro que é uma canção numa garrafa de vinho e que foi lançado no concerto da Rua das Pretas no Coliseu Porto Ageas na noite passada, 24 de maio.

Esta música, gravada ao vivo no Coliseu Porto Ageas em 2022, onde Pierre Aderne e Paulo Praça a cantaram pela primeira vez, foi composto e inspirado nas mágicas caves Niepoort, na noite anterior à gravação.

Dirk e Pierre, amigos e parceiros de longa data, tiveram a ideia de ampliar os formatos de prova e de escuta desta canção, criando no rótulo deste Tawny, um QR code impresso, onde se acede, escuta e vê o vídeo da canção, enquanto o Tesouro do Porto é homenageado, também, no paladar.

Tesouro, a canção, que homenageia a cidade do Porto, já está disponível em todas as plataformas digitais a partir do dia 24 de maio.

Com o motivo do lançamento de Tesouro, Pierre Aderne volta aos grandes espetáculos ao vivo, com Rua das Pretas. Para quem (ainda) não conhece a original proposta artística da Rua das Pretas, trata-se de invulgares concertos intimistas, onde público e artistas vivem as canções do inconsciente coletivo lusófono, com o repertório que vai desde músicas escritas por Pierre para António Zambujo e Seu Jorge a outras canções dos seus duetos com Tito Paris, Jorge Palma, Sara Tavares, Cuca Roseta, Gisela João, Rita Redshoes, entre outros.

Os concertos da Rua das Pretas revisitam ainda clássicos do fado e da bossa nova, como “Fado Chuchu” (do repertório de Amália Rodrigues), “Saudades do Brasil em Portugal” (de Vinícius de Moraes) ou o arranjo único de João Gilberto para “A Casa Portuguesa”.

Depois de uma longa digressão por dezenas de teatros portugueses, o regresso do coletivo aos palcos, que acontece ontem no Coliseu do Porto, contou com a participação especial de Moacyr Luz.

A 1 de junho, é a vez de a Rua das Pretas voltar ao Coliseu de Lisboa, para mais um espetáculo recheado de convidados.

aNOTÍCIA.pt