O Benfica conquistou o seu 38º título de campeão nacional, esta tarde no Estádio da Luz ao vencer o Santa Clara por 3-0 e há festa na Luz e nos espaços circundantes do Estádio.
Após os cerca de 65 mil espectadores presentes no Estádio da Luz, terem entoado a hino do Benfica o jogo decisivo da época 22/23, as equipas entraram em campo.
O Benfica mais forte, abriu o marcador logo aos sete minutos. Cruzamento de Bah pela direita e Gonçalo Ramos, de cabeça, inaugurou o marcador de cabeça ao segundo poste. Estava feito o primeiro golo do Benfica.
O Santa Clara tentava contrariar o jogo de sentido único do Benfica, e aos 25’, na sequência de um canto, estiveram perto do empate, com um cabeceamento de Babi, mas que saiu ao lado da baliza.
A equipa da Luz, saiu em contra-ataque, e aproveitando os espaços deixados em aberto pela equipa açoriana, fez o segundo golo. Rafa recebeu a bola no interior da área e atirou na direção da baliza. A bola ainda desviou num Ítalo, mas entrou mesmo na baliza do Santa Clara.
Ao intervalo, as águias venciam por 2-0 com golos de Gonçalo Ramos e de Rafa. O Santa Clara teve em Andrezinho (24′) e em MT (40′) as suas melhores oportunidades, mas sem grande perigo para a baliza de Vlachodimos.
O segundo tempo começou de novo com o Benfica a assumir a iniciativa do jogo e o Santa Clara sem grande capacidade de resposta. Aos 51’ Aursnes tenta o cruzamento pela esquerda, mas a bola acabou nas mãos de Gabriel Batista.
Aos 57 minutos, penalty concedido por Adriano por mão dentro da área. Grimaldo chamado a marcar faz o terceiro golo para o Benfica. O jogador espanhol correu para a linha de fundo, tirou a camisola, mostrou o nome nas costas e beijou o símbolo do Benfica. Foi o último jogo de Grimaldo no Benfica.
Nas bancadas da Luz, já se festejava o 38º título nacional, para as águias. Com o jogo controlado, o Benfica baixou um pouco de ritmo e foi gerindo a vantagem perante um Santa Clara sem capacidade de responder.
Termina o jogo no Estádio da Luz e o Benfica é canpeão. É o seu 38º título de campeão nacional. Faz-se a festa na Luz a que se vai seguir os habituais festejos no Marquez de Pombal.