Feira Nacional de Agricultura – Feira do Ribatejo 2023 tem como tema central o “Ovo”

A Feira Nacional de Agricultura-Feira do Ribatejo está de regresso ao Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém.

Feira Agricultura Ribatejo
Feira Nacional de Agricultura – Feira do Ribatejo 2023 tem como tema central o “Ovo” - ©Joaquim Machado

Começou ontem, dia 3 de junho, em Santarém a Feira Nacional de Agricultura-Feira do Ribatejo, que tem este ano, como tema central o “Ovo” que simboliza os superalimentos. A inauguração do certame contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O Ovo tema central deste certame tem nos Claustros, um dos espaços mais nobres da feira, a sua representação com a exposição de empresas ligadas ao Ovo, desde a produção, transformaçao e distribuição, que irão dinamizar atividades relacionadas com o setor. A escolha deste alimento está relacionada à atual preocupação da sociedade com uma vida saudável, sendo o que comemos um fator determinante para esse objetivo.

Este ano foi ainda criado um espaço próprio e individualizado para a animação – Bares, Carrosséis, Concertos – de modo a que estas atividades não colidam com outras iniciativas e permitam um maior conforto aos visitantes. Também a oferta gastronómica foi ampliada com espaços mais amplos nas Zonas de Restauração e Tasquinhas.

Os principais eixos tematicos vão desde Seminarios e Debates, Exposição de Maquinaria Agricola bem como Exposição Institucional e de Equipamentos. Produtos de qualidade reconhecida como vinhos, azeites, queijos ou enchidos, estao á disposição dos consumidores no Salão Prazer de Prova.

A Feira Nacional de Agricultura-Feira do Ribatejo, de2023, voltou a apostar nas tradições e cultura ribatejanas, e por isso nao faltam os mercados tradicionais, largadas de toiros, desfiles e provas de campinos, provas de velocidade, pericia e condução de cabrestos, exibições de  folclore e musica popular.

Entre os espectáculos musicais, o destaque vai para os concertos de Nininho Vaz Maia (dia 3), D.A.M.A (dia 7), Calema (dia 9) e David Antunes com Bárbara Tinoco e Paulo Gonzo (dia 10). O dia 7 de Junho, véspera do feriado do Corpo de Deus, será dedicado ao concelho de Santarém, com a câmara a oferecer as entradas aos moradores do concelho e a levar ao certame escolas, Instituições Particulares de Solidariedade Social, ranchos e associações.

No exterior e durante a Feira Nacional de Agricultura-Feira do Ribatejo, que está a decorrer em Santarém até dia 11 de junho,  estará em exposição uma mostra de diferentes raças autoctanes bovinas, assim como equinos, representando algumas das coudelarias nacionais, al´m de caprinos, ovinos,suinos e galinhas de raças autoctones e exóticas.

A organização acrescentou valor a todo o evento, privilegiando o generoso espaço da entrada principal da FNA com uma intervenção plástica de Henk Hofstra, artista holandês internacionalmente reconhecido. “Eggcident” já esteve patente em várias cidades do mundo como Roterdão, São Petersburgo, Nova York, Santiago do Chile e Wuhan (China) – agora, em Santarém.

Uma surpreendente exposição de ovos gigantes relaciona o tema da FNA23, serviu de mote à ideia do artista cujos projetos, refletem sempre aspetos polémicos e convidam a um olhar diferente sobre o mundo que nos rodeia. Este casamento perfeito, dá assim as boas-vindas aos visitantes da Feira Nacional de Agricultura-Feira do Ribatejo 2023.

aNOTÍCIA.pt