A natureza é a fábrica bioquímica mais elegante de sempre e, agora, a Lancôme, como parte dos seus compromissos de sustentabilidade, está a colocar essa elegância ao serviço da sua beleza, com o recurso às ciências verdes.
Há mais de 85 anos que a Lancôme está na vanguarda da inovação, desenvolvendo soluções personalizadas e eficazes baseadas na ciência e na tecnologia. Ao recorrer ao poder da natureza e ao combiná-lo com investigação científica de ponta, a Lancôme abre uma nova era de inovações que irão, sem dúvida, moldar o mundo de amanhã.
Esta é a promessa das Ciências Verdes.
Como um dos principais líderes da indústria da beleza seletiva, a Lancôme está empenhada na redução do seu impacto ambiental através da utilização de recursos renováveis e da sua transformação sustentável. Agora, a natureza potenciada pela tecnologia – ou Ciências Verdes – está no centro das atividades da marca. Trata-se de uma transformação profunda do portefólio de matérias-primas e ingredientes ativos.
Para a Lancôme, a natureza é uma fonte de inspiração para a Pesquisa e Desenvolvimento, atingindo dois objetivos:
– Explorar as novas fronteiras da descoberta científica criadas pelas forças da natureza, para atingir uma nova e melhorada eficácia dos seus produtos.
– Criar a beleza que respeita o planeta ao longo de todo o ciclo de vida do produto: desde o fornecimento sustentável de matérias-primas até à composição das fórmulas, respeitando a biodiversidade, os recursos naturais e os ecossistemas aquáticos.
LANCÔME SKINCARE: inspirados na natureza, comprovados pela ciência e apoiados na tecnologia
A Lancôme estruturou a sua revolução das Ciências Verdes em quatro áreas de conhecimento complementares: Cultivo Sustentável, Biotecnologia, Química Verde e Extração Verde. Estas áreas estão a moldar todos os aspetos dos processos de criação e desenvolvimento da marca e são centrais para a conceção dos produtos Lancôme:
– O Cultivo Sustentável fornece organismos vivos inovadores, como plantas, leveduras e bactérias, enquanto preserva a biodiversidade, gere os recursos hídricos, preserva a qualidade do solo, limita a pegada de ocupação do solo e reduz as emissões de carbono, utilizando as melhores práticas e tecnologias de cultivo. Para a Lancôme, as rosas cultivadas no sul de França, no Domaine de la Rose em Grasse e no Plateau de Valensole, utilizam métodos de cultivo sustentáveis.
– A Biotecnologia consiste na utilização de células vivas, como plantas ou bactérias, como microfábricas para criar ingredientes. É deste modo que são produzidos ingredientes como o ácido hialurónico e as frações probióticas da gama Advanced Génifique.
– A Química Verde é a transformação de ingredientes naturais através de um número limitado de processos, utilizando solventes com um impacto mínimo no ambiente. Isto significa que as moléculas biodegradáveis e biocompatíveis podem ser desenvolvidas com menor impacto no ambiente e menos energia do que a química convencional. O Pro-Xylane utilizado em Absolue Soft Cream e o ácido ferúlico infundido em Rénergie H.C.F. Triple Serum são obtidos através deste método de transformação verde.
– A Extração Verde permite a extração direta das moléculas mais ativas das plantas sem recorrer a processos químicos. Os processos de ecoextração permitem extrair moléculas que se encontram presas em partes da planta e que são, normalmente, difíceis de aceder. Os ingredientes ativos como os peptídeos que se encontram na fórmula de Rénergie H.P.N. 300-Peptide Cream, o PHA e o extrato de botão de faia encontrados nos produtos clarifique e o extrato de pau-rosa de Absolue The Serum, são todos produzidos por extração verde.
A Lancôme sempre acreditou na Ciência e acredita nas Ciências Verdes, porque o nosso planeta é tão delicado como a sua beleza e, agora, a Lancôme quer cuidar de ambos.