Jogos Europeus 2023: Padel deu à Equipa Portugal a nona medalha

A Equipa Portugal conquistou este domingo a sua nona medalha nos Jogos Europeus Cracóvia-Malopolska 2023

Jogos Europeus 2023
Jogos Europeus 2023: Padel deu à Equipa Portugal a nona medalha - ®DR

A Equipa Portugal chegou este domingo a um total de nove medalhas e ao 13.º lugar no medalheiro dos Jogos Europeus Cracóvia-Malopolska 2023, com a conquista do bronze no Padel, pela dupla masculina Afonso Fazendeiro-Miguel Oliveira. Mas também já é certo que mais dois pódios estão garantidos no Muaythai, para Gonçalo Noites e Matilde Rodrigues, que se qualificaram para as meias-finais.

As medalhas da Equipa Portugal foram conquistadas por Auriol Dongmo (Atletismo, lançamento do peso), Messias Baptista (Canoagem, K1 200) e Teresa Portela/Kevin Santos (Canoagem, K2 200 misto) – ouro; Fernando Pimenta (Canoagem, K1 500), João Coelho (Atletismo, 400m) e Isaac Nader (Atletismo, 1500m); Afonso Fazendeiro/Miguel Oliveira (Padel, pares masculinos), Francisca Laia (Canoagem, K1 200) e Ana Cruz (Karaté, kata).

A seguir, o resumo do dia da Equipa Portugal, na Polónia.

ATLETISMO

Portugal terminou coletivamente os Jogos Europeus na 8.ª posição, com 315 pontos, garantindo a permanência na 1.ª divisão do Campeonato da Europa de equipas.

Leandro Ramos conseguiu o melhor resultado individual na última jornada, este domingo, com o 3.º lugar no lançamento do dardo, que não deu direito a medalha porque houve dois atletas da 2.ª divisão do Campeonato da Europa de equipas com melhor marca do que a que realizou (81.62) – o lituano Edis Matusevicius (84,22) e o ucraniano Artur Felfner (82,24) -, por sinal a sua melhor marca do ano. Em contexto de Jogos Europeus, Leandro Ramos acabou no 5.º posto, porque as medalhas são atribuídas no apuramento do conjunto das marcas da 1.ª, 2.ª e 3.ª divisões do Campeonato da Europa de equipas, sendo posteriormente entregues aos Comités Olímpicos Nacionais, que as farão chegar aos atletas.

Rita Taborda foi 5.ª nos 3000m obstáculos, com a marca de 9.55,56, e a estafeta mista 4x400m, que bateu o recorde nacional, agora em 3.14,06, foi igualmente 5.ª.

Cláudia Ferreira terminou o lançamento do dardo no 6.º posto com novo recorde pessoal, estabelecido em 55.82. Arialis Gandulla foi igualmente 6.ª classificada nos 200m, com 23.12. No salto em altura, Gerson Baldé foi 7.º, com 2.17. Marta Pen, nos 1500m, foi também 7.ª, com a marca de 4.13,50. No lançamento do peso, Francisco Belo foi 8.º, com 19.64; igual classificação conseguiu Anabela Neto no salto altura, com a marca de 1.84. Delvis Santos terminou os 200m na 11.ª posição, que correu em 21.18, a sua melhor marca do ano. Finalmente, os 5000m masculinos, Ruben Amaral terminou no 16.º lugar, com 14.48,70, tal como Catarina Queirós no salto em comprimento, onde saltou 5.53.

BOXE

Diogo Semedo foi o primeiro atleta da Equipa Portugal a competir na prova de Boxe dos Jogos Europeus 2023, na categoria de 71kg. O português beneficiou de isenção na ronda de 64 e defrontou depois na ronda de 32 o dinamarquês Nikolai Terteryan, tendo saído derrotado por 0-5, o que lhe valeu o 17.º lugar na competição

O treinador Bruno Carvalho considerou no final que o combate foi disputado, mas que o adversário teve vantagem em três assaltos e que “o Diogo não conseguiu encontrar a distância correta para ferir o seu adversário”, sendo também dificultado o desempenho pelo facto do dinamarquês ser canhoto. “Acredito que com experiência em competições deste calibre irá fornecer mais “armas” ao nosso atleta”, conclui.

No dia 27 de junho será Rita Soares em competição na categoria de 50kg.

CICLISMO BTT

A Equipa Portugal esteve hoje na competição de Ciclismo de montanha, na prova de cross-country olímpico, que se disputou no parque de Krynica-Zdrój. Raquel Queirós concluiu o percurso na 17.ª posição, com 1:30:51, cerca de 12 minutos a mais que a vencedora – a holandesa Puck Pieterse (1:18:26). No pódio ficaram também Mona Mitterwallner, da Áustria, e a suíça Sina Frei.

Já na prova masculina Ricardo Marinheiro foi 54.º na prova masculina (1:30:52), tendo perdido algumas posições após a primeira da volta, que não conseguiu depois recuperar. Venceu o romeno Vlad Dascalu (1:19:41), seguido de perto pelo suíço Lars Forster e pelo italiano Luca Braidot.

ESGRIMA

Marta Caride terminou a competição de Esgrima, disciplina de florete, no 42.º lugar. A atleta da Equipa Portugal venceu um assalto e perdeu cinco, na fase de “poules”, o que não lhe permitiu avançar para o quadro de eliminatórias. Os resultados de Marta Caride foram sucessivamente: Karolina Zurawska (Polónia), 0-5; Dorja Blazic (Croácia), 4-5; Emilia Corbu (Roménia), 2-4; Vasiliki Mekra (Grécia), 5-4; Dora Lupkovics (Hungria), 1-5; Carolina Stutchbury (Reino Unido), 2-4.

MUAYTHAI

Gonçalo Noites (-71 kg) e Matilde Rodrigues (-57 kg) já garantiram a conquista de medalhas na competição de Muaythai, com as vitórias conseguidas este domingo, nos quartos-de-final.

Gonçalo Noites dominou por completo o sueco Rasmus Eriksson e viu-lhe ser atribuída a vitória que o levará a disputar o acesso à final, na segunda-feira, para tentar chegar à vitória no torneio. Para já o bronze é certo, porque ambos os semifinalistas receberão medalha.

Gonçalo Noites reagiu com entusiasmo ao resultado conseguido na Sports Arena Myslenice: “A sensação é incrível, já ando nisto há uns anos e é a minha segunda vez em provas de elite. Normalmente, faço sub-23. Não há outra forma, ou melhor forma, de começar esta prova, do que assegurar já a medalha de bronze. O objetivo é continuar, amanhã há uma luta com o atleta da casa [o polaco Jakub Rajewski], que dá acesso à final. É esse o objetivo agora.”

Matilde Rodrigues venceu frente à dinamarquesa Anne Sandgaard (-57 kg) e já garantiu igualmente uma medalha, faltando saber qual. A atleta foi dominadora ao longo de todo o combate e a decisão quanto à vitória comportava poucas dúvidas. Na segunda-feira vai defrontar a finlandesa Miina Sirkeoji na tentativa de chegar à final.

A reação de Matilde Rodrigues ao resultado conseguido em Myslenice: “O pódio já não foge e sou a primeira mulher a consegui-lo. É incrível. Eu nem consigo falar, é muito bom mesmo. O último round é mais uma questão de gestão, porque vou combater mais amanhã. Já tinha vencido os dois anteriores. Esta felicidade é momentânea, mas há sempre o gosto de querermos mais. Amanhã queremos mais e vou dar o meu melhor.”

Já Filipa Oliveira foi eliminada na categoria de -54 kg pela georgiana Helene Loladze, por 10-9, e cessou a sua participação na prova. Luís Morais (-91 kg) foi afastado pelo italiano Enrico Pellegrino por KO.

PADEL

“Hoje foi o espírito de luta que ambos temos, saber sofrer, saber aguentar e a recompensa veio”. Foi desta forma que Afonso Fazendeiro resumiu o jogo que deu a medalha de bronze à Equipa Portugal nos Jogos Europeus Cracóvia-Malopolska 2023. Foram precisas duas horas e meia de jogo e três sets para decidir se a medalha viria para os portugueses Afonso Fazendeiro e Miguel Oliveira ou para os italianos, mas no fim o jogo decidiu-se para Portugal.

Foi preciso uma hora e vários pontos para desatar o empate a seis no primeiro “set” e o ‘tie break’ só ficou decidido a 8-6 com vantagem italiana. No segundo ‘set’ Portugal voltou determinado a vencer e conseguiu fechar o marcador em 7-5, beneficiando de um “break” no último serviço italiano. A história do 3.º ‘set’ foi mais curta, com os portugueses a vencerem por 6-0, tirando vantagem de um dos jogadores italianos apresentar já dificuldades físicas.

“Para nós é uma honra estar a representar o Comité Olímpico. Sabíamos que hoje era o jogo das nossas vidas. Estamos muito felizes e quero agradecer ao Afonso todo o esforço e sacrifício que tem feito ao longo desta semana”, disse Miguel Oliveira. “Somos muito amigos e não podia estar mais contente por estar a partilhar este momento com ele”.

A cumplicidade da dupla é confirmada por Miguel Oliveira. “Ganhar isto com ele tem um significado único e estou na lua. É um sonho tornado realidade ganhar uma medalha pelo Comité Olímpico e era um objetivo mal fomos convocados. É um momento para desfrutar”.

RÂGUEBI 7s

Cumpriu-se esta tarde a segunda ronda de jogos da fase de grupos do Râguebi nos Jogos Europeus, com a equipa masculina portuguesa a somar a segunda vitória, desta vez perante a Roménia que não teve argumentos para contrariar os “lobos” que venceram por 45-7. Nos primeiros sete minutos de jogo o coletivo português já vencia por confortáveis 26-0, números que aumentou na segunda parte até chegar a 45-7, com Manuel Marta como melhor marcador, a contribuir com 17 pontos para a equipa portuguesa.

Amanhã os homens fecham a fase de grupos com jogo frente à Grã-Bretanha, numa altura em que ambas as equipas somam seis pontos, duas vitórias, no grupo C e decidirão entre si quem passa na frente para os quartos-de-final.

Na competição feminina, a equipa somou uma derrota frente à equipa da casa, a Polónia, por 0-26, com todos os pontos marcados pelas polacas, que são vencedoras do circuito europeu em título, na primeira parte do jogo. O grupo B termina amanhã com jogo de Portugal frente à Turquia, numa altura em que Portugal está em 2.º do grupo com 4 pontos.

TAEKWONDO

Na categoria de -80 kg de Taekwondo nos Jogos Europeus Cracóvia-Malopolska 2023, Júlio Ferreira foi afastado na ronda de 16, a primeira da competição. O atleta português enfrentou o ucraniano Kostiantyn Kostenevych, 5.º cabeça-de-série do torneio, que venceu o primeiro ‘round’ por 4-3 com um pontapé infligido ao português no último segundo. A segunda ronda terminou empatada a três, com vantagem na vitória do combate para o ucraniano por resultado final. Com a derrota do ucraniano nos quartos-de-final, frente ao polaco Szymon Piatkowski, ficou também impossibilitada a repescagem de Júlio Ferreira para as fases posteriores da competição.

Com Júlio Ferreira, terminou a presença do Taekwondo português na competição, com os três atletas portugueses a serem afastados na ronda de 16.

TÉNIS DE MESA

Marcos Freitas e Fu Yu apuraram-se ambos este domingo para os quartos-de-final da competição de Ténis de Mesa, nos Jogos Europeus Cracóvia-Malopolska 2023.

No quadro feminino, Fu Yu (29.ª do ranking) venceu a francesa Prithika Pavade (66.ª) por 4-2, num jogo decidido com os parciais de 11-6, 8-11, 11-4, 7-11, 11-6 e 12-10. Já Marcos Freitas (60.º), no quadro masculino, ganhou por 4-3, frente ao sueco Kristian Karlsson (21.º), com os parciais de 7-11, 6-11, 13-11, 11-6, 5-11, 11-8 e 11-9. Na próxima ronda, Marcos Freitas (60.º) defronta o esloveno Darko Jorgic (14.º) e Fu Yu jogará com a monegasca Xiaoxin Yang (18.ª).

Jieni Shao (44.ª) foi eliminada pela alemã Nina Mittelham (14.ª), perdendo por 4-1 (8-11, 9-11, 3-11, 11-9 e 6-11).

TIRO

Joana Castelão finalizou este domingo a qualificação de pistola 25m, prova de precisão, na competição de Tiro dos Jogos Europeus Cracóvia-Malopolska 2023, no 10.º lugar, com 289 pontos.

Lidera a britânica Jessica Liddon, com 293 pontos, à frente de mais 34 concorrentes. A competição de pistola 25m só termina na segunda-feira com a prova de rapidez, cuja qualificação terá início às 8h00.

Resultados do dia disponíveis aqui e calendário do dia 26 aqui.

aNOTÍCIA.pt