A Força Aérea Portuguesa organiza, entre os dias 2 e 14 de julho, o exercício multinacional de aeronaves de carga ETAP-T 2023, na Base Aérea N.º 11, em Beja.
A edição deste ano conta com a participação de forças militares de Alemanha, Espanha, Itália, República Checa e Roménia, além da Força Aérea e do Exército Português. O exercício irá decorrer de norte a sul do país.
O objetivo deste exercício é aumentar a interoperabilidade das operações, expondo as forças participantes a um ambiente operacional complexo no qual podem treinar técnicas, táticas e procedimentos, preparando-as para os atuais teatros de conflito e missões de apoio humanitário.
Sobre o exercício multinacional ETAP-T 2023 organizado pela Força Aérea:
O exercício multinacional ETAP-T 2023, é um exercício de aeronaves de transporte de carga no âmbito do European Tactical Airlift Centre (ETAC).
As forças participantes estarão destacadas na Base Aérea N.º 11, em Beja, e as missões estão planeadas para a zona centro e sul de Portugal Continental, tendo como preocupação a diminuição do seu impacto no meio ambiente e na população.
Durante o ETAP-T 2023, são desenvolvidos cenários adequados para cada tipo de missão, de acordo com as características e requisitos de cada aeronave. A interoperabilidade entre os diversos países é a chave para o sucesso das operações conjuntas e combinadas. Assim, ameaças aéreas e terrestres serão incluídas em cenários o mais próximo possível de situações reais.