Quinta da Pacheca com filme premiado no Zagreb Tourfilm Festival

O filme promocional “Our story in every bottle”, da Quinta da Pacheca, foi galardoado na categoria de “Serviços de Turismo” no Zagreb Tourfilm Festival

Quinta da Pacheca
Quinta da Pacheca com filme premiado no Zagreb Tourfilm Festival - ®DR (imagem do filme)

Os encantos românticos do Alto Douro Vinhateiro, segundo a visão cinéfila de uma das suas casas vinícolas de referência, a Quinta da Pacheca, continuam a conquistar corações, e júris especializados, por essa Europa fora. Desta feita, a distinção veio da Croácia, do Zagreb Tourfilm Festival, que premiou “Our Story in every bottle – uma história que gira em torno do vinho e do amor – com o terceiro prémio na categoria de «Serviços de Turismo».

Trata-se de mais uma distinção que vem somar-se às que a curta-metragem da Quinta da Pacheca já havia conquistado, designadamente no reputado ART&TUR – International Tourism Film Festival, de onde saiu, na edição de 2022, com o 1.º Prémio de Enoturismo e de Melhor Filme Independente de Viagens. Uma promoção para a empresa, mas também para todo o Alto Douro Vinhateiro, cada vez mais destino de referência para os amantes do enoturismo.

«Our Story in every bottle», ou o vinho como uma marca indelével de romantismo, mostra a vida diária na Quinta, mas faz mais do que isso. Evidencia toda a história secular que o nome Pacheca transporta, bem como a envolvência emocional que vai da colheita até ao consumidor. Trata-se de uma peça promocional que permite uma imersão na região duriense e tenta transmitir tudo o que está presente em cada garrafa de vinho, do caráter do terroir à componente sensorial.

A produção foi uma decisão arrojada, quase disruptiva, que procurou mostrar toda a paixão que está por detrás de cada garrafa de vinho. Gustavo Lopes deixou a sua marca enquanto produtor e realizador, mas o trabalho de equipa contou com a ajuda de Francisca Santos a assistente de produção, Martim Silva a assistente de imagem, Luke Cye na direção de atores, Bruno Mangas a assinar a fotografia e Paulo Pascoal a narrador.             

No filme premiado da Quinta da Pacheca, os protagonistas são uma jovem francesa (interpretada por Ana Dias Ventura), em busca de aventura, e um enólogo duriense (num papel assumido por António Maria Rego), que se conhecem na cidade do Porto. Os dois acabam por se envolver e ela enamora-se pelo fantástico mundo dos vinhos, assim como pela idílica Quinta da Pacheca.

Afinal de contas, na Quinta da Pacheca mora um pouco da história da mais antiga região demarcada do mundo. Uma história que o proprietário, o Grupo Terras & Terroir, convida a conhecer neste complexo enoturístico, seja em refeições vínicas, seja vivendo a experiência de dormir numa pipa de vinho gigante, ou trabalhando materiais ligados ao mundo do vinho num ateliê de arte. Porque o Douro autêntico habita o lugar.

aNOTÍCIA.pt