Seleção Nacional apurada para o Campeonato da Europa de 2024

A Seleção Nacional de Futebol apurou-se esta noite para o Campeonato da Europa de 2024 ao vencer a Eslováquia por 3-2.

Seleção Nacional
Seleção Nacional apurada para o Campeonato da Europa de 2024 - ©Flavio Alberto

A Seleção Nacional, venceu a Eslováquia, por 3-2, e apurou-se para o Campeonato da Europa de 2024, num jogo dificil, muito por causa da chuva intensa que se abateu sobre o Estádio do Dragão.

No jogo em que Portugal defrontou a Eslováquia, os minutos que anteciparam o início da partida foi para homenagear Cristiano Ronaldo, pelas 200 internacionalizações por Portugal, marca alcançada no jogo frente à Islândia, em junho. O prémio foi entregue por Fernando Gomes, presidente da FPF, enquanto nas bancadas lotadas, os adeptos aplaudiam entusiasticamente.

Portugal entrou com grande garra, querendo mesmo garantir já hoje o apuramento para o Campeonato da Europa de 2024.

A primeira grande oportunidade do jogo surgiu aos 6 minutos. Na sequência da recuperação de João Palhinha, passe de Rafael Leão e Cristiano Ronaldo rematou cruzado, de pé esquerdo, mas a bola desviou e saiu ao lado.

Um minuto depois, grande confusão na área, Cruzamento de Rafael Leão, Bruno Fernandes que rematou para defesa de Dubravka. Ronaldo tenta de calcanhar, mas a ‘muralha’ defensiva afasta e Bernardo Silva, que à boca da baliza, falhou também.

Aos 18’ finalmente o golo de Portugal. Um excelente cruzamento de Bruno Fernandes para o coração da área após deixar Ondrej Duda pregado ao chão e Gonçalo Ramos a cabecear para o fundo da baliza.

Depois de várias novas oportunidades para Portugal aumentar a vantagem, aos 29′, surgiu a oportunidade para o 2-0. De grande penalidade, a castigar uma mão de um defesa eslovaco, Cristiano Ronaldo enganou Dúbravka e fez o segundo golo para Portugal.

Portugal mantinha a pressão e o terceiro golo só não chegou por falha de Ronaldo. Rafael Leão arrancou pela esquerda, deu para Bruno Fernandes na entrada da área e este isolou Bernardo Silva. O primeiro remate foi defendido por Dúbravka e, na recarga, Cristiano Ronaldo, de baliza aberta, atirou ao lado.

Ao intervalo no Estádio do Dragão, Portugal a vencia por 2-0, graças aos golos de Gonçalo Ramos (18′) e Cristiano Ronaldo (29′, de penálti). A equipa das quinas largamente superior aos eslovacos podia registar uma vantagem maior. Com este resultado, a Seleção Nacional já estava apurada para o Campeonato da Europa de 2024.

A chover com grande intensidade no Dragão, a partida foi retomada com a mesmo energia do primeiro tempo, com Portugal a rondar muito a baliza eslovaca, mas sem conseguir finalizar.

Aos 51′ a Seleção Nacional voltou a criar perigo pela direita. Bernardo Silva combinou com Gonçalo Ramos, que tentou acionar Bruno Fernandes já quase em cima da pequena área, mas surge Vavro a desviar para canto.

Cinco minutos depois, talvez a melhor remate á baliza de Portugal, com Pekarik a rematar de primeira na sequência de um pontapé de canto, mas a bola sai ao lado, sem perigo. Eslováquia subiu no jogo, mas sem criar oportunidades flagrantes.

Aos 68′ oportunidade falhada por João Cancelo com um remate de fora da área depois de um contra ataque. E um minuto depois golo da Eslováquia. Hancko marca de fora da área e reduz para 2-1. A bola ainda desvia em António Silva e trai Diogo Costa. Foi o primeiro golo sofrido pela Seleção Nacional nesta fase de apuramento.

Parece que o golo da Eslováquia, abanou os lusos e de seguida Cristiano Ronaldo faz o 3-1 e volta a colocar a Seleção Nacional com uma vantagem de dois golos. O Euro’2024 está cada vez mais perto!

A Eslováquia estava apostado em complicar a vida à seleção portuguesa e por intermédio de Lobotka, voltou a marcar. Um grande golo de fora da área, sem hipóteses de defesa para Diogo Costa. O marcador mostrava um 3-2 aos 80′ de jogo.

Aos 90′, uma excelente combinação entre Bruno Fernandes e João Félix pelo meio, e o avançado do Barcelona atiroupara a defesa de Dubravka, o guardião eslovaco que ainda defende a recarga de Diogo Jota. Portugal podia ter aumentado a vantagem. Um minuto depois, Duvravka voltou a brilhar agora a travar um remate de pé esquerdo de Diogo Jota.

Treminou o jogo no Dragão com a vitória da Seleção Nacional. Ainda faltam três jogos mas Portugal já conseguiu o apuramento para o Campeonato da Europa de 2024.

aNOTÍCIA.pt