Castanhas assadas, filhós e Vinho do Porto com happy hour e menú temático no The Vine House

De portas abertas há sensivelmente um ano, a The Vine House resulta da recuperação de uma antiga casa de família com mais de 200 anos.

The Vine House
Castanhas assadas, filhós e Vinho do Porto com happy hour e menú temático no The Vine House - ®DR

Rodeada por socalcos e tendo o rio Douro por companhia, a The Vine House cumpre os requisitos para uma “escapadinha de inverno”. É nos meses de novembro e dezembro que o cenário outonal cai sobre as vinhas da propriedade, que ficam tingidas por tonalidades alaranjadas e avermelhadas – a olho nu, as sucessivas videiras encadeiam-se que nem escadas coloridas que descem vertiginosamente em direção ao rio. Completa a demanda da vindima, o Douro ganha outro encanto com a chegada de uma temporada marcada por temperaturas mais frias e que dota a paisagem de um encanto particular.

Aquela que é uma das mais emblemáticas quintas do vale do Douro, situada em Tabuaço, entre a Régua e o Pinhão, preparou-se a rigor para a nova época, ao desenhar uma happy hour para usufruto dos hóspedes da casa. Todos os feriados e sábados, entre as 17h e as 18h, serão oferecidas castanhas harmonizadas com o Porto Kopke Reserva Tawny, um exclusivo durante o mês de novembro; já em dezembro, à exceção do dia 25, a oferta contempla filhós de abóbora que chegam à mesa na companhia do Kopke Fine White. Ambos os momentos de happy hour podem ser aproveitados na sala de estar da The Vine House, pontuada por um pé direito alto adornado por tábuas de madeira maciça, mobiliário em tons claros e vista para um Douro vinhateiro omnipresente, mas também no terraço, onde uma lareira exterior garantirá uma dose extra de conforto.

As castanhas oriundas de um pequeno produtor de Vinhais, em Trás-os-Montes, encontram protagonismo não apenas na happy hour de novembro, mas também num menu desenhado a rigor pelo chef Vítor de Oliveira, a cargo do restaurante recentemente inaugurado, Quinta de São Luiz by Chef Vítor de Oliveira. A pensar no Dia de São Martinho, o chef preparou propostas temáticas que vão ser servidas apenas no fim de semana da festividade (11 e 12 de novembro), as quais incluem, a título de exemplo, porco bísaro com puré de castanhas e ainda um doce de castanhas. Também este menu pode ser degustado, se as condições meteorológicas o permitirem, no amplo terraço mergulhado no vale.

De portas abertas há sensivelmente um ano, a The Vine House resulta da recuperação de uma antiga casa de família com mais de 200 anos. É esta uma casa de campo que convida à descoberta da região num ambiente de charme e conforto. Goza de um total de 11 quartos, todos com vista sobre o rio, sendo que cada um deles pede o nome emprestado aos vários talhões de vinha que compõem a propriedade: Amadiz, Cardanho, Encosta, Tegão, Rumilã, Galeira, Lobata, Canária, Tilieira, Mesquita e D. Pedro. Seis desses quartos contam ainda com uma varanda exclusiva, tendo aos seus pés a Vinha Rumilã, a mais antiga de São Luiz, com origem numa parcela centenária. Marcada por um legado secular, pernoitar na The Vine House é também um convite para ficar a conhecer um pouco do denso passado da região, já que a quinta está intimamente ligada à marca Kopke, a mais antiga casa de vinho do Porto.

aNOTÍCIA.pt