Uma viagem aos sabores da Baía e outras novidades no Cícero Bistrot para este Outono

No Cícero Bistrot, este Outono, há uma série de boas novidades para contar e uma viagem aos sabores da Baía que confortam a alma e o corpo.

Cícero Bistrot Outono
Uma viagem aos sabores da Baía e outras novidades no Cícero Bistrot para este Outono - ®DR

Para os dias de Outono curtos e mais tristonhos, o Chef Hugo Cortez, do Cícero Bistrot, criou um menu executivo de almoço que quebra regras e foge à rotina. Uma fusão perfeita entre a arte e a gastronomia, já que as moquecas baianas são, também elas, inspiradas na arte moderna brasileira. À escolha há Moqueca Baiana de Robalo ou Moqueca Baiana de Camarão que são acompanhadas por arroz basmati, farofinha na manteiga e finalizada com raspas de coco. A completar o Menu Moqueca Executiva uma Tiborna de Bacalhau (entrada) e Mousse de Chocolate ou Carpaccio de Abacaxi (sobremesa). Uma Caiprinha ou um copo de vinho Belle de Jour completam esta explosão de sabores e cores únicas que nos transportam para a Baía sem sair de Lisboa! Comida de conforto, num Outono morno, no Cícero Bistrot.

  • La Belle de Jour: uma canção, um vinho e sempre a arte

Alceu Valença, cantor brasileiro que divide o seu tempo com Lisboa, é presença habitual nos salões do Cícero Bistrot.

O cantautor, natural de Pernambuco e com uma carreira de mais de 5 décadas, é o autor de diversos êxitos, entre eles La Belle de Jour que é agora um vinho. Tinto, branco ou rosé, este vinho resulta de uma parceira entre Alceu Valença e a Quinta da Atela. Já à venda no Brasil, pode também ser encontrado no Cícero Bistrot. La Belle de Jour, a canção de 1992, é uma letra romântica que conta a história da moça mais linda de toda a cidade, na praia da Boa Viagem, no Recife. Este lado romântico e a arte que provêm da música, encontrou um “aliado” na arte bem portuguesa de fazer vinho.

Um vinho para criar memórias numa experiência sensorial que une arte e gastronomia. Um brinde ao La Belle de Jour!

  • Lis_bela_boa: a Lisboa de Sidnei Tendler

 Sendo o Cícero Bistrot restaurante-galeria, também os artistas e as suas obras são sempre bem-vindos a este espaço, situado numa da principais artérias do icónico bairro de Campo de Ourique.

Desta vez, foi Sidnei Tendler, artista plástico com obras já expostas no Cícero Bistrot, que esteve recentemente em Lisboa para apresentar o seu mais recente projeto: Lis_bela_boa.

Apaixonado pela vida nas cidades, Sidnei Tendler percorreu a capital para (re)descobrir os bairros e as suas gentes. Inspirado por Fernando Pessoa e José Saramago, para traduzir as suas impressões primeiramente em vídeo e fotografia, passando depois para aquarelas e, finalmente, para telas, num percurso do que vê para o que sente, Sidnei Tendler, parte do real e figurativo para o abstrato, num processo criativo a que chama UndedUn (“um que tem dentro de si o Um outro”).

A coleção de seis aquarelas Lis_bela_boa, Sidnei Tendler, podem ser apreciadas no Cícero Bistrot até 15 de novembro.

  • Litografia de Picasso em exposição no Cícero Bistrot

Cícero Dias e Pablo Picasso tornaram-se amigos inesperáveis durante a vida, tanto assim que eram compadres. Cícero Dias era padrinho de Paloma, filha de Picasso, e este, padrinho da única filha de Cícero, Sylvia Dias. Cícero e Raymond, pai e mãe de Sylvia casaram na Estrela, em Lisboa. Não é, pois, de admirar que Sylvia tenha escolhido o Cícero Bistrot para celebrar o seu mais recente aniversário.

Para a ocasião da celebração de um aniversário tão especial, o Chef Hugo Cortez elaborou meticulosamente uma obra-prima que combina os sabores complexos e vibrantes do salmão selvagem e do carabineiro, com influências mediterrânicas, utilizando apenas legumes frescos para equilibrar a criação com aromas e texturas terrosas.

Nas paredes do Cícero Bistrot, ficará temporariamente em exposição, uma litografia assinada, que pertencia à coleção privada da neta de Picasso, e que foi adquirida por Paulo Dalla Nora de Macedo.

  • Prémio Personalidade do Ano Cícero Bistrot

 Mas as novidades, não ficam por aqui: O Cícero Bistrot lançou o Prémio Cícero Bistrot – Personalidade do Ano.

Todos os que visitam o restaurante-galeria serão convidados a eleger a personalidade da atualidade que consideram mais relevante em diversas áreas – das artes à política, passando ainda pela economia ou intervenção social. O mote para a escolha da Personalidade do Ano é simples: sendo o Cícero Bistrot muito mais que  um restaurante e que se posiciona, desde a sua abertura, como um polo agregador de ideias, debates, conversas, entre outras iniciativas que visam potenciar as relações entre o Brasil, Portugal e a Europa.

A votação decorre durante todo o ano e a Personalidade do Ano escolhida pelos clientes do Cícero Bistrot será conhecida sempre no dia 23/12 de cada ano, data do casamento de Cícero Dias com a francesa Raymond, na Basílica da Estrela, em Lisboa.

  • Na Mesa do Cícero: novos episódios de Gente de Cá e de Lá

O Cícero Bistrot, é, habitualmente, também palco para encontros inusitados: debates, tertúlias e também uma série de episódios que destacam Gente de Cá e de Lá na Mesa do Cícero.

Este projeto do Cícero Bistrot sempre teve como um dos pontos centrais o estímulo às relações entre o Brasil – Portugal – Europa. Essa ponte é feita, antes de mais, através da arte, que fala a linguagem universal dos afetos.

Este é um projeto de diálogo sobre a importante relação entre Europa e Brasil, conduzido por José-Manuel Diogo, presidente da Associação Portugal Brasil 200 anos e colunista da Folha de S. Paulo e Paulo Dalla Nora Macedo, empreendedor, sócio e co-fundador do Cícero Bistrot.

Depois de José Manuel Durão Barroso, Gilmar Mendes, Isabel Lucas, José Luís Carneiro, Antônio Grassi e Luís Faro Ramos, chegam à mesa de conversa do Cícero Bistrot João Moura, deputado e Presidente do Grupo Amizade Portugal-Brasil que fala sobre a aproximação, cada vez maior, entre os dois países e Antônio Carlos de Almeida Castro (Kakay), advogado criminalista brasileiro, reconhecido por prestação de serviços jurídicos a políticos, empresários e celebridades.

A junção das sensações trazidas pela arte e pela comida, nestes dias de Outono, fazem todo o sentido no Cícero Bistrot.

aNOTÍCIA.pt