Chef Júlio Pereira e chef Álvaro Garrido celebram a riqueza da gastronomia madeirense em mais um “12 Chefs 12 Meses”

O chef Álvaro Garrido, do restaurante Mina, em Bilbao, é o quarto convidado internacional do chef Júlio Pereira

Chef Júlio Pereira
Chef Júlio Pereira e chef Álvaro Garrido celebram a riqueza da gastronomia madeirense em mais um "12 Chefs 12 Meses" - ®DR

No próximo sábado, dia 25 de novembro, o chef Júlio Pereira recebe no KAMPO o chef Álvaro Garrido, do restaurante Mina, em Bilbao, Espanha, distinguido com uma estrela Michelin. Este é o 11º evento a decorrer no âmbito do projeto “12 Chefs 12 Meses” que, durante este ano, tem reunido personalidades emblemáticas do panorama gastronómico nacional e internacional. Os chefs Júlio Pereira e Álvaro Garrido juntam-se neste mês para prestar um tributo à Madeira, um arquipélago que apresenta um vasto – e rico – património gastronómico e cultural. 

Após concluir os estudos, e graças à sua constante busca por mais aprendizagem, Álvaro Garrido decidiu mudar-se para Barcelona, tendo estado no EspaiSucre, com Jordi Butrón e Jean-Luc Figueras. Posteriormente, trabalhou como chef executivo do Las Rejas (Manolo de la Osa), restaurante detentor de uma estrela Michelin. Continuou com a sua formação e especializou-se em pastelaria, com Paco Torreblanca, um dos melhores pasteleiros do mundo. No ano de 2006, abriu o seu próprio restaurante, o Mina, em Bilbao, onde dá asas à sua criatividade e coloca a sua paixão e visão em cada criação que apresenta. O chef Álvaro Garrido já conquistou diversos galardões, nomeadamente o prémio “Chef Revelação 2010” do guia Lo Mejor de la Gastronomía 2010 e a distinção de “Chef Millesime”, em 2011. Em 2012, recebeu uma estrela Michelin e, em 2015, foi galardoado com dois Repsol Sun pelo guia Repsol. No ano seguinte, conquistou o prémio nacional “Sabores del Arco Atlántico” e, em 2017, recebeu o “Prémio Euskadi”, pela Academia Vasca de Gastronomía.

“Temos muito gosto em receber o chef Álvaro Garrido no KAMPO para o 11º evento da iniciativa ’12 Chefs 12 Meses’. Criaremos, em conjunto, um menu muito especial para a ocasião, preparado com produtos sazonais da região, em homenagem à gastronomia madeirense. A cozinha do chef Álvaro define-se pelos contrastes, pela improvisação e também pela intuição, sendo uma cozinha global, sem barreiras. O trabalho de Álvaro Garrido passa também pela adaptação de técnicas de outras culturas gastronómicas, utilizando, maioritariamente, produtos locais. Por tudo isto, faz todo o sentido tê-lo aqui na Madeira para participar nesta nossa iniciativa.”, afirma Júlio Pereira, chef e proprietário do restaurante KAMPO“Continuaremos a trabalhar na nossa missão: valorizar a Madeira enquanto destino turístico gastronómico de excelência. Este arquipélago tem uma grande riqueza, cultural e gastronómica, que vale – mesmo – a pena ser partilhada com o resto do mundo.”, acrescenta o chef.

“Será uma honra trabalhar ao lado do chef Júlio Pereira neste evento tão especial, que celebra a riqueza e autenticidade da gastronomia madeirense. Estou muito curioso para conhecer os recantos deste arquipélago e os melhores produtos que tem para oferecer. Esta experiência irá, seguramente, enriquecer o meu trabalho, sempre focado na inovação, e inspirar-me em criações futuras.”, realça o chef Álvaro Garrido.

Neste evento, que decorrerá no sábado, dia 25, pelas 13h00, no restaurante KAMPO, o chef Júlio Pereira e o chef convidado destacarão alguns dos melhores ingredientes sazonais e endógenos da Região Autónoma da Madeira num menu de degustação, criado exclusivamente para este almoço único, que terá um valor de 65 euros por pessoa (com bebidas incluídas).

Este projeto anual, “12 chefs 12 meses”, é desenvolvido pelo chef Júlio Pereira, e tem como objetivo celebrar e divulgar o património gastronómico, histórico e cultural da região da Madeira, destacando internacionalmente a gastronomia e os produtos madeirenses.

aNOTÍCIA.pt