Paulo Cambraia lança 2º volume de livro Um Percurso pelo Cinema Português de Animação

A história do cinema português de animação nas décadas de 30 e 40 em destaque no 2º. volume do livro de Paulo Cambraia

Paulo Cambraia
Paulo Cambraia lança 2º volume de livro Um Percurso pelo Cinema Português de Animação - ®DR

O segundo volume do livro “Um Percurso pelo Cinema Português de Animação – Vol. 2, 1930-1949”, de Paulo Cambraia, será lançado no próximo dia 27 de novembro, segunda-feira, pelas 18h30, na Livraria Linha de Sombra, na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, em Lisboa.

A sessão de lançamento deste segundo volume que contempla a história do cinema português de animação nas décadas de 30 e 40, editado pela Academia Portuguesa de Cinema (APC), conta com a apresentação do autor Paulo Cambraia, assim como do ensaísta e crítico de cinema João Antunes e do Presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso.

“Se considerarmos os anos 1900-1929 do primeiro volume como sendo os do período «paleontológico» da Animação Portuguesa então os anos 1930-1949 deste segundo volume serão os do período «arqueológico», períodos caracterizados por uma completa ausência de estruturas profissionalizadas em Animação e por filmes mudos”, comenta Paulo Cambraia.

Profusamente ilustrado, este segundo volume mostra diversas manifestações da Animação Portuguesa, sejam elas artísticas, comerciais ou institucionais, algumas delas inéditas. “Um percurso que nos mostra imagens dos primeiros filmes portugueses de animação de silhuetas, os primeiros de animação de marionetas, as primeiras ilustrações institucionais animadas”, conclui o autor.

O primeiro volume deste livro – “Um percurso pelo cinema português de animação Vol.1, 1900-1929”, do mesmo autor, foi lançado em 2022.

aNOTÍCIA.pt