No próximo domingo, dia 31 de dezembro, a Força Aérea vai desejar um Feliz 2024 a todos, aproveitando os últimos voos de treino do ano, de dois caças F-16M que cruzarão os céus de Portugal Continental, enquanto um avião C-295M percorrerá as ilhas do grupo central e oriental do Arquipélago dos Açores e outro C-295M irá sobrevoar o Arquipélago da Madeira.
Tratam-se de voos previstos para treinar e manter as capacidades dos militares da Força Aérea, necessárias à execução das missões operacionais.
Através destas missões, a Força Aérea vai desejar a todos um feliz 2024 ao mesmo tempo que expressa o seu compromisso contínuo em proteger e servir Portugal, 24h por dia, durante todo o ano.
Os locais e horários exatos dos voos podem ser encontrados nas imagens abaixo. Por razões meteorológicas e operacionais, os voos podem ser sujeitos a alterações.
Sobre a missão da Força Aérea Portuguesa
A Força Aérea Portuguesa é parte integrante do sistema de forças nacional e tem por missão cooperar, de forma integrada, na defesa militar da República, através da realização de operações aéreas, e na defesa aérea do espaço nacional. Compete-lhe, ainda, satisfazer missões no âmbito dos compromissos internacionais assumidos pelo Estado e missões de interesse público para satisfação de necessidades das populações.
Foi criada a 1 de julho de 1952, constituindo-se como ramo independente, em paralelo com a Marinha e Exército, integrando as aviações incorporadas naqueles ramos.
“Consolidar a afirmação de uma Força Aérea inovadora e sustentável, como Instituição de referência, pela excelência da sua resposta, pronta e abnegada, assente nos valores da identidade nacional e das virtudes militares, mantendo como foco a Missão e o serviço ao País e ao cidadão” é o objetivo da Força Aérea
Artigo relacionado: