Rali Dakar 2024: António Maio ocupa o 25º posto da geral e Mário Patrão segura liderança entre os veteranos

António Maio concluiu a 4ª etapa do Rali Dakar 2024 no 25º posto da geral, enquanto Mário Patrão continua na liderança do Veteran Trophy.

0
277
Rali Dakar 2024
Rali Dakar 2024: António Maio ocupa o 25º posto da geral e Mário Patrão segura liderança entre os veteranos - ®DR

António Maio concluiu mais uma etapa do Rali Dakar 2024, desta feita a quarta que ligou Al Salamiya a Al-Hofuf na Arábia Saudita. O piloto da Yamaha terminou os 299 km cronometrados que compunham a especial de hoje no 22º lugar e ocupa agora o 25º posto da geral. Já Mário Patrão, superou a a segunda parte da etapa maratona, que correspondeu à 4ª etapa desta edição do Rali Dakar 2024, englobando um setor seletivo de 299 quilómetros, mantendo o primeiro lugar da classificação Veteran Trophy, e ainda a sua posição no Top 20 da competição Rally 2.

António Maio, continua com bom ritmo no Rali Dakar 2024, gastando 3h15m40s a realizar esta especial que começou bem cedo e que se mostrou bastante complexa ao nível da navegação. Apesar da dificuldade da jornada, António Maio está confiante e acredita que o Top20 da classificação geral das motas está ao seu alcance.

“Hoje foi um dia longo. Começámos bem cedo com uma ligação de 200 km, realizámos uma especial com 300km e no final ainda fizemos mais 200 km de ligação até ao acampamento. Foi uma etapa agridoce porque eu estava com um bom ritmo, mas cometi alguns erros de navegação que me fizeram perder algum tempo. No geral foi uma boa etapa, não caí estou bem fisicamente sem dores nem lesões, a mota está muito bem e o Bruno está a fazer um excelente trabalho. Agora é preparar a jornada de amanhã que será bastante dura”, referiu o piloto português.

Para Mário Patrão a etapa de hoje revelou-se particularmente exigente para que se estreou nesta edição aos comandos de uma Honda CRF450 RS2 Rally.

No final da etapa Mário Patrão explicou: “Há dias assim… Hoje a navegação foi um enorme desafio para mim, perdi um waypoint que estava difícil de alcançar devido ao excesso de pó existente. Não havia nenhuma visibilidade, e preferi optar pela segurança! Foram 15 minutos de penalização, mas amanhã será outro dia. O Dakar é mesmo assim, cada dia é uma aventura e é isso que faz desta prova algo tão especial.” salienta o piloto que, para além da liderança entre os Veteranos e do 20º lugar em Rally 2, ocupa o 36º lugar da classificação geral absoluta.

A quinta etapa do Rali Dakar 2024 vai marcar a entrada dos concorrentes no desafiante Empty Quarter. Serão cumpridos 118 km de especial dos 727 km totais, entre trilhos de areia e dunas sendo que apenas alguns concorrentes conseguirão chegar ao acampamento em Shubaytah antes do pôr do sol, tal é a dificuldade anunciada pela organização.

aNOTÍCIA.pt