Barcos Wines amplia portefólio da Vinalda no Vinho Verde

A Barcos Wines dá origem a mais de 7 milhões de unidades anualmente, sendo que cerca de 75 % se destinam à exportação para mais de 35 países.

Barcos Wines
Barcos Wines amplia portefólio da Vinalda no Vinho Verde - ®DR

Fundada em 1963, a Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez apostou num rebranding no início de 2023, para assinalar os seus 60 anos, passando a designar-se Barcos Wines, que associa o topónimo de ambas as vilas, é fácil de pronunciar e de promover. Num território único entre os vales dos rios Lima e Vez, a produção de  vinho está ancorada em 800 ha de vinha, de 900 famílias produtoras de uva, dando origem a mais de 7 milhões de unidades anualmente, sendo que cerca de 75 % se destinam à exportação para mais de 35 países.

“Na região do Vinho Verde temos produtores de Alvarinho, da sub-região de Monção e Melgaço, e de Avesso em Baião, mas há algum tempo que a Vinalda procurava um produtor com um portefólio que pudesse complementar a nossa carteira e a Barcos Wines responde precisamente ao que pretendíamos: uma empresa dinâmica, com vinhos de excelente relação qualidade-preço e uma imagem apelativa”, salienta o administrador da distribuidora, Bruno Amaral.

“Estamos altamente entusiasmados com esta nova fase da nossa jornada,” declara, por seu lado, José Oliveira, diretor geral e enólogo da Barcos Wines. “Ao unirmos forças com a Vinalda, abrimos as portas para uma distribuição mais alargada, mais eficiente, para alcançarmos novos patamares de notoriedade em todo o País. Esta parceria reflete a nossa dedicação à inovação e à ambição de elevar a experiência de degustação dos apreciadores de vinho em Portugal”, salienta.

A Origem Conta

Situada no coração da região do Vinho Verde, a Barcos Wines cuida de um património único em todo o mundo: um território com mais de 2000 anos de história de viticultura, produzindo os seus vinhos num formato de cooperativa, assumindo um compromisso com a comunidade, para manter vivas as raízes e tradições daquelas terras. Um compromisso refletido na assinatura da Adega – “A Origem Conta”.

Uma origem que se reflete em todas as ‘Coleções’:

àNaperão – Uma peça que renasce nos rótulos desta Coleção, uma linha de homenagem à herança cultural portuguesa;

àEstreia – Faz-se silêncio, abrem-se as garrafas e o espetáculo começa. Leves, frescos e envolventes, os vinhos Estreia entram em cena;

àVez – Uma homenagem à História de Portugal, para celebrar o Recontro de Valdevez de 1141.

A Barcos Wines tem várias Marcas e Coleções, sendo que na marca Adega Ponte da Barca destacam-se as coleções Naperão e Reserva de Sócios, além de várias inovações como os vinhos 6000 a.c. e as latas 80’s, bem como edições especiais e comemorativas.

Foi considerada a “Adega Cooperativa do Ano” pela revista Grandes Escolhas em 2023 e a sua missão é oferecer vinhos genuínos que são a expressão natural das castas autóctones (Loureiro, Alvarinho, Vinhão, …) e que refletem este território de forte influência do oceano Atlântico e solos graníticos. Os vinhos são frutados, aromáticos e elegantes, com extraordinária frescura e mineralidade. Perfeitos para refeições leves e um estilo de vida saudável.

Estes vinhos têm sido cada vez mais premiados em todo o mundo e, recentemente, receberam elevadas pontuações pelas Revistas Wine Enthusiast, Wine & Spirits e Medalhas de Ouro no Berliner Wine Trophy, Mundus Vini e Concurso Melhores Verdes da CVRVV, entre outras distinções.

aNOTÍCIA.pt