Quinzena Gastronómica das Comidas de Azeite regressa a Marvão

A Quinzena Gastronómica das Comidas de Azeite promete levar os(as) visitantes à descoberta dos sabores do lagar.

Quinzena Gastronómica das Comidas de Azeite
Quinzena Gastronómica das Comidas de Azeite regressa a Marvão - ®DR

Os restaurantes do concelho de Marvão voltam a acolher a Quinzena Gastronómica das Comidas de Azeite que, de 3 a 18 de fevereiro, promete levar os(as) visitantes à descoberta dos sabores do lagar.

Durante duas semanas, os 14 restaurantes aderentes apresentam diferentes recriações, das mais típicas a outras mais arrojadas, que têm no azeite da região o ingrediente em comum.

Desde açordas para todos os gostos, aos tordos fritos, galinha tostada e naco de gambo ao alhinho, o azeite está presente das entradas às sobremesas, onde se destacam ofertas como a pera dourada com azeite e mel, entre as mais de 60 iguarias com as quais se poderá deliciar numa visita ao concelho nesta época do ano.

A iniciativa, promovida pelo Município de Marvão, cumpre a sua 19.a edição, sempre com o objetivo de homenagear os produtores de azeite da região e dinamizar a economia local, através da celebração da gastronomia e dos produtos endógenos que traçam os costumes das gentes deste encantador concelho.

O tradicional Almoço Convívio das Comidas d’Azeite abre o apetite para a Quinzena e reúne, dia 4 de fevereiro, no Porto da Espada, centenas de apreciadores da gastronomia típica da região.

Servido pela Associação Cultural, Desportiva e Recreativa Portus Gladii, o momento de salutar convívio inicia-se com a prova de azeites produzidos no concelho e estende-se ao longo da tarde, com animação musical do grupo Trigo Roxo.

A Quinzena Gastronómica das Comidas de Azeite encerra com a união entre a gastronomia e o conhecimento, com a realização da Rota do Contrabando do Azeite, uma caminhada também promovida pela Portus Gladii, na localidade de Porto da Espada, a 18 de fevereiro, convidando-o(a) a explorar os territórios ligados à produção desta iguaria imprescindível na gastronomia marvanense.

aNOTÍCIA.pt