Bordados da Glória do Ribatejo celebram 2º Aniversário da Inclusão no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial

Várias iniciativas assinalam o 2º Aniversário da Inclusão dos Bordados da Glória do Ribatejo no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial

Bordados da Glória do Ribatejo
Bordados da Glória do Ribatejo celebram 2º Aniversário da Inclusão no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial - ®DR

No dia 4 de fevereiro assinala-se o 2º Aniversário da Inclusão dos Bordados da Glória do Ribatejo no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos vai comemorar a data nesse domingo, pelas 15h, no Espaço Jackson, em Glória do Ribatejo, com a inauguração da exposição “A Infância … Toucas e Babetes”. As toucas de infância, juntamente com o vestido e o babete, constituíam o traje de infância. Estas peças eram verdadeiras obras de arte, uma profusão de cores e motivos decorativos espelham todo o primor e perfecionismo das mulheres glorianas.

No âmbito das comemorações, seguir-se-á o lançamento, por parte da Associação Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo, do volume II do Estudo “Glória – Falar, Cantar e Contar”, de autoria de Rita Cachulo Pote e Joaquim Cachulo, publicação que conta com o apoio da Câmara Municipal e da União de Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho. Trata-se de um estudo que surge na sequência de outros trabalhos já publicados pela Associação, com o objetivo de divulgar os vários aspetos que compõem o património imaterial de Glória do Ribatejo. Neste caso, está em destaque a vasta e muito rica tradição oral de Glória do Ribatejo, em que o falar assume um papel muito importante.

De recordar que a Direção Geral do Património Cultural (DGPC), atual Património Cultural, I. P., inscreveu “Os Bordados da Glória do Ribatejo” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial a 4 de fevereiro de 2022. A candidatura foi apresentada pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, tendo contado com a colaboração da Universidade de Évora e o apoio da União de Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho, instituições e associações locais e de toda a comunidade de Glória do Ribatejo.

Os Bordados são uma manifestação que se mantém ativa há várias gerações na Glória do Ribatejo. Este saber-fazer, transmitido oralmente e em contexto prático pelas mulheres de Glória do Ribatejo, era e é aplicado na elaboração de várias peças de vestuário quotidiano, na roupa da casa e em outros objetos de utilidades diversas. A simbologia e funcionalidade associadas à aplicação destes bordados confere-lhes características que os diferencia de outros bordados, sem qualquer expressão comercial ou de ostentação de riqueza, estas peças deixam transparecer o rigor e o preceito de quem as “marca” / borda.

aNOTÍCIA.pt