Catástrofe ecológica evitada por operação coordenada pela Marinha

Foi evitada uma catástrofe ecológica com o auxilio, bem sucedido, a um navio à deriva que transporta 13 toneladas de fertilizante e mais de 200 toneladas de combustível e óleos

Catástrofe ecológica
Catástrofe ecológica evitada por operação coordenada pela Marinha - ®DR

A Marinha, com o empenhamento do NRP Viana do Castelo, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), e em colaboração com a Autoridade Marítima Nacional, coordenou, uma operação que evitou uma possível catástrofe ecológica.

A ação decorreu desde as 20h30 de ontem, dia 23 de fevereiro, até às 4h da manhã de hoje, sendo uma importante operação de salvaguarda da segurança da navegação e de proteção do ambiente marinho e da orla costeira alentejana ao auxiliar o navio graneleiro MBC Daisy, que se encontrava à deriva a cerca de 12 milhas náuticas, o equivalente a cerca de 22 quilómetros, a Sudoeste do Cabo Espichel.

 
O navio graneleiro MBC Daisy, que transporta 13 toneladas de fertilizante e mais de 200 toneladas de combustível e óleos, pediu auxílio após ficar com uma avaria no sistema propulsor. Este derivou mais de 13 milhas náuticas para sudeste, o equivalente a cerca de 24 quilómetros, não tendo sido bem-sucedido na manobra de fundear de emergência, largando, aproximadamente, a 85 metros de amarra. 
 
Em condições de mar bastante adversas, o navio foi socorrido pelo rebocador Castelo de São Jorge, que largou de Sines às 2h da manhã e iniciou o reboque pelas 4h da manhã de hoje, quando o navio já se encontrava perigosamente a 1,5 milhas da Praia da Sancha, cerca de 3 quilómetros. Esta difícil operação teve o apoio do NRP Viana do Castelo que esteve nas proximidades durante todo o período. 
 
Esta operação decorreu em estreita coordenação com a Autoridade Marítima Nacional, que sobre a direção dos capitães de Porto de Setúbal e de Sines, empregou durante a madrugada todos os recursos necessários para evitar uma grave catástrofe ecológica.
 
A Marinha, através dos seus Centros de Busca e Salvamento, garante uma resposta contínua nas regiões de busca e salvamento sob responsabilidade nacional a incidentes que possam ocorrer, 24 horas por dia.