Atout France promove França com grande oferta turística para 2024

A Atout France, escolheu Lisboa para apresentar a oferta turistica para o ano de 2024 ao mercado português.

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Atout France promove França com grande oferta turistica para 2024 - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

A Atout France, Agência de Desenvolvimento Turístico de França, esteve esta quinta-feira em Lisboa para apresentar a sua oferta para o ano de 2024 ao mercado português. O evento decorreu no hotel NH Collection na Avenida da Liberdade e contou com entidades e empresas do setor turístico francês como o Club Med, Associação de Turismo de La Ciotat (Marselha), Transavia e Air France.

Estiveram ainda também presentes o Instituto Francês de Portugal, na pessoa do seu diretor, Dominique Depriester, e Custodia Domingues e Juliette Hurier, em representação da Embaixada de França em Portugal.

Maxime Mourin, director assistente da Atout France para o mercado ibérico, explicou a estratégia de promoção da Atout France para 2024, baseada em tem três grandes eixos. Por um lado, prosseguir com as campanhas “Explore France”, que têm desempenhado um papel importante na promoção dos recursos turísticos do país, com um coinvestimento para este ano na ordem dos 8 milhões de euros, um foco na sustentabilidade e no cicloturismo, a temática em destaque para 2024.

Também a promoção dos Jogos Olímpicos, que decorrerão de julho a agosto em França, se assumem como um importante marco para este ano. França espera receber 16 milhões de turistas e vender 13 milhões de bilhetes para os 15 dias de competições olímpicas e 10 dias de competições paraolímpicas

O evento contou ainda com apresentações, por parte de representantes do Club Med, do destino de La Ciotat, bem como do director de vendas do grupo Air France-KLM em Portugal.

O município de La Ciotat, a cerca de 15 minutos de Marselha, foi apresentado pela sua representante Clémence T, como uma cidade do Sul de França, onde se destaca o seu pitoresco porto de mar, a gastronomia provençal, a possibilidade de fazer, escalada, passeios de caiaque e passear a pé pelo centro antigo da cidade.

Já o Club Med, apresentado por Jacobo Recarte, revelou-se uma opção ideal para famílias com 70 resorts de duas categorias, luxo e standard, que oferecem diversos programas destinados a jovens entre os 4 e os 17 anos, e, mediante pagamento, a crianças dos 4 meses aos 3 anos. Um dos destaques da oferta do Club Med vai para a aposta na gastronomia local dos destinos dos seus resorts, mas com o requinte da cozinha francesa.

A Air France, que opera em Portugal desde Maio de 1946, tem este ano, de acordo com o  director de vendas do grupo Air France-KLM em Portugal, Miguel Mota, em média 4 voos em Lisboa e 1 a 3 voos no Porto, rumo a Paris, acrescentando ainda Faro nos meses de Julho e Agosto. Miguel Mota promoveu a opção Train + Air, que tira partido da legislação francesa proibe ligações aéreas entre destinos franceses que contem com ligação de comboio acessível com uma duração inferior a 2,5 horas. Esta opção permite voar e andar de comboio adquirindo um único bilhete, com toda a comodidade, além de privilegiar a sustentabilidade.

Miguel Mota salientou ainda a parceria da Air France-KLM, com a organização dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Por fim, a cultura e a história estarão em evidência no panorama turístico do país ao longo de 2024. No ano em que se marca o 80.º aniversário do desembarque e da batalha na Normandia, França comemora também a reabertura da Notre-Dame de Paris, prevista para o último trimestre de 2024.

“Num ano da maior importância para a sociedade francesa, em que recebemos os Jogos Olímpicos e reabrimos as portas de um dos nossos maiores símbolos, estamos, mais do que nunca, de braços abertos. Em Lisboa, recordámos esse espírito hospitaleiro que caracteriza o nosso setor turístico e promovemos os principais recursos que fazem de França um destino ímpar no contexto europeu. Depois de um ano positivo no que respeita à visita de turistas portugueses, estamos convictos de que há espaço para crescer ainda mais e fortalecer a relação especial que existe entre os nossos dois mercados”, refere Maxime Morin, diretor adjunto da Atout France para Espanha e Portugal.

Na escolha de Lisboa para esta iniciativa de promoção, pesou a relevância do mercado nacional na emissão de turistas para França. Em 2023, o país recebeu 1 milhão e 400 mil visitantes portugueses, segundo as estatísticas da Oxford Economics-Atout France. Portugal assume, assim, a décima posição enquanto mercado emissor para França.

O evento de promoção da Atout France em Lisboa deu o arranque a uma série de iniciativas que se seguirão em diversas regiões de Espanha.

aNOTÍCIA.pt