Alentejo leva 160 vinhos a ProWein a maior feira vitivinícola do mundo

160 vinhos do Alentejo, vão estar presentes na ProWein, em parceria com a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.

Vinhos Alentejo na ProWein
Alentejo leva 160 vinhos a ProWein a maior feira vitivinícola do mundo - ®DR

Este ano, produtores alentejanos vão marcar presença na ProWein, a maior feira vitivinícola do mundo, em parceria com a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, com o objetivo de promover vinhos e o enoturismo da região.

Em 2024, o Alentejo estará em peso em ProWein, certame que conta, pela primeira vez, com a participação da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA), para que, para além dos vinhos, também a excelência do enoturismo da região esteja em destaque.

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) participa na ProWein, com 21 produtores da região e 160 vinhos em prova. A maior feira vitivinícola do mundo realiza-se entre 10 e 12 de março em Düsseldorf, na Alemanha.

Em 2024, o Alentejo estará em peso neste certame que conta, pela primeira vez, com a participação da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA), para que, para além dos vinhos, também a excelência do enoturismo da região esteja em destaque.

“Este é já o 16º ano que participamos na ProWein, que é sempre uma mais-valia para espelhar, numa montra internacional, o que de melhor se produz em Portugal no setor vitivinícola. Tendo sempre em mente que nestes eventos estão presentes tanto produtores como outros stakeholders, o nosso objetivo passa por reforçar a notoriedade da região, tanto ao nível da excelência dos nossos néctares, como pela oferta dos enoturismos.”, reforça Francisco Mateus, presidente da CVRA.

Em 2023, a Prowein contou com 6 mil expositores de 60 países e aumentou significativamente o número de visitas relativamente ao ano anterior, tendo recebido 49 mil visitantes de 141 nacionalidades distintas.

SOBRE A COMISSÃO VITIVINÍCOLA REGIONAL ALENTEJANA:

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade

O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 23,3 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Suíça, EUA, Reino Unido e Polónia.

Uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de dois mil anos, o Alentejo é ainda detentor de uma iniciativa pioneira, o “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo”, que tem como objetivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.

aNOTÍCIA.pt