Hubert Hurkacz, atual oitavo na hierarquia mundial do ATP Tour, é o mais recente nome sonante anunciado para a nona edição do Millennium Estoril Open — o maior evento tenístico nacional, organizado pela 3LOVE entre 30 de março e 7 de abril. Um ano depois da sua passagem pelo Clube de Ténis do Estoril, o polaco de 27 anos apresenta-se numa excelente fase da carreira e com o seu melhor ranking de sempre.
Em 2023, Hurkacz somou mais dois troféus de campeão à conta pessoal, destacando-se a conquista do segundo título Masters 1000, em Xangai — a juntar ao do Masters 1000 de Miami, alcançado dois anos antes — e ainda mais uma final em Basileia, num ano concluído com a segunda presença entre a elite que competiu nas Nitto ATP Finals de final de época, com os oito primeiros da classificação mundial. Na presente temporada conduziu a Polónia à final da United Cup e alcançou, pela primeira vez, os quartos-de-final no Open da Austrália(o seu segundo melhor resultado em torneios do Grand Slam, após a meia-final emWimbledon). Recentemente atingiu as meias-finais em Marselha.
«Estou muito contente por voltar a jogar um torneio que tão bem me acolheu no ano passado», sublinha Hubert Hurkacz. «O Millennium Estoril Open surpreendeu-me pelas bancadas cheias, pela energia do público português, pelo sol e pela hospitalidade que senti em Cascais. Tudo boas recordações que me motivam a regressar para lutar pelo meu primeiro título em terra batida na primeira semana do circuito europeu em terra batida».
João Zilhão, diretor do torneio, refere que «É sempre um prazer contar com a presença de um jogador do top 10 e o ‘Hubi’ Hurkacz é um jogador que dá sempre tudo dentro e fora do court. É dos tenistas mais simpáticos do circuito e muito popular entre os colegas; também participa sempre de bom grado em sessões de autógrafos e atividades paralelas à competição. No court, apresenta um ténis muito agressivo e espetacular e é incrivelmente competitivo, como o provam as vitórias em sets decisivos e os parciais sempre muito equilibrados».
Com 1,96m de altura e um serviço portentoso, o ‘Bom Gigante’ de Wroclaw lidera o ranking de melhores servidores da ATP – tabela elaborada a partir das percentagens relativas ao primeiro e segundo serviços, jogos de serviço ganhos, número de ases (média de 15 por encontro) e de duplas-faltas – tendo já disparado um “míssil” a 243 km/h. Hubert Hurkacz já se fez valer do seu ténis ofensivo para atingir os oitavos-de-final de Roland Garros e, na terra batida do Estoril Open, vai procurar fazer melhor do que a segunda ronda de 2023.